Rolls-Royce desenvolve avião elétrico para entrar em operação no mercado de aviação comercial em 2026
Projeto é uma expansão do programa de pesquisa em aviação sustentável


A Rolls-Royce e a fabricante de aviões Tecnam firmaram uma parceria com a Widerøe, companhia de aviação regional escandinava, no desenvolvimento de uma aeronave totalmente elétrica para operar no mercado comercial de passageiros em 2026. O projeto é uma expansão do programa de pesquisa da Rolls-Royce e Widerøe em aviação sustentável e da parceria da empresa automotiva com a Tecnam no avião elétrico P-Volt.
“A extensa rede de aeroportos de rotas curtas da Noruega é ideal para tecnologias de zero emissão. Essa aeronave mostra quão rapidamente as inovações podem ser desenvolvidas e que estamos no caminho para atingir nossa ambição de voar de forma limpa por volta de 2025”, declarou o CEO da Widerøe, Stein Nilsen.
O diretor da Rolls-Royce Eletrical, Rob Watson, afirmou que a eletrificação ajudará a companhia a viabilizar um mercado carbono zero até 2050. “Essa colaboração fortalece nossas relações já existentes com a Tecnam e Widerøe conforme buscamos desenvolver o que for necessário para entregar uma aeronave de passageiros totalmente elétrica para o mercado de aviação comercial.”
“A iniciativa também demonstra a ambição da Rolls-Royce de ser a fornecedora líder de soluções de propulsão elétrica e hibrida nos múltiplos mercados de aviação”, assinalou o executivo.
Conforme as três empresas, o programa buscará cobrir todos os elementos de desenvolvimento e entregar uma aeronave elétrica que possa ser utilizada no mercado norueguês em 2026. Em função de sua topografia, o país nórdico faz uso extensivo da aviação para propósitos de conexão regional e tem metas de zerar emissões de todos os voos domésticos até 2040.
O diretor de estratégia da Widerøe, Andreas Aks, assinalou que a empresa está animada com seu papel dentro da parceria. “Também temos ciência dos desafios de colocar a primeira aeronave comercial elétrica em operação. Nossa missão é ter todas as novas capacidades, processos e procedimentos necessários para ser um operador aéreo livre de emissões.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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