Reutilização de baterias de veículos elétricos em sistemas de armazenamento de energia deverá possibilitar novo mercado
Para o gerente da WEG, Eloir Pagnan, empresas especializadas na seleção e aplicação dos produtos para uma segunda vida irão surgir ao longo dos próximos anos


A reutilização de baterias de veículos elétricos em sistemas de armazenamento de energia deverá possibilitar um novo mercado, avalia o gerente de vendas de critical power da WEG, Eloir Pagnan. Ele acredita que empresas especializadas na seleção e aplicação dos produtos para uma segunda vida irão surgir ao longo dos próximos anos.
“O grande demandante das baterias são os veículos elétricos, utilizando quase 85% do que é produzido, com uma tendência de aumento. As baterias duram em torno de oito anos nos carros, até perder 20% da capacidade. O armazenamento vem como solução para prolongar a vida útil em uma aplicação secundária”, disse Pagnan, durante transmissão ao vivo da WEG.
“Mas não se pode simplesmente tirar a bateria do veículo e usar em um sistema de armazenamento. É necessário um processo de escolha e seleção. Acredito que vão surgir empresas especializadas para fazer esse trabalho”, assinalou o gerente.
Saiba mais: energia solar
Ele também entende que há perspectivava da criação de empresas especializadas no processo de reciclagem das baterias. “Já existe tecnologia para reciclar o material, mas apenas em torno de 5% a 7% dos produtos passam por esse processo. Há uma grande preocupação da indústria e nos próximos anos vão surgir empresas especializadas para dar a destinação correta.”
Durante a transmissão, a companhia detalhou o funcionamento do Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias ESSW de 1MW/1MWh. Pagnan afirmou que a fabricante atua nesse setor por possuir uma forte sinergia com os componentes desse tipo de solução. “Somos o maior fabricante e líderes no mercado brasileiro de inversores, o maior fabricante de painéis elétricos da América Latina, líderes no fornecimento de eletrocentros no país, temos um forte crescimento em renováveis, além de engenharia própria, com alto conteúdo local e suporte dentro do país.”
O gerente contou que equilibrar a geração e o consumo de energia é um desafio para operadores e concessionárias e que o armazenamento vem para contribuir para esse processo. “A solução também melhora a performance de geração de fontes, especialmente as renováveis, reduzindo intermitências. Pode ser utilizado na geração centralizada e distribuída de forma sustentável, evitando o uso de diesel.”
Saiba mais: Usina solar
Ele também explanou que o preço global vem sendo reduzido substancialmente nos últimos anos, principalmente pela redução no custo da bateria, e que o cenário brasileiro aponta excelentes aplicações para sistemas offgrid, deslocamento de ponta e backup de energia. Já os principais desafios são a ausência de produção nacional de células de íons de lítio e altos impostos de importação, além da ausência de regulamentação específica para conexão e remuneração pelos serviços ancilares.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

