Recarga de veículos elétricos em condomínios é desafio no Brasil
Além da infraestrutura adequada, a instalação de equipamentos em prédios residenciais depende de entendimento coletivo sobre os benefícios da mobilidade elétrica


O avanço do mercado brasileiro de veículos elétricos depende da expansão da infraestrutura de recarga em casas, condomínios e estacionamentos, com o fornecimento dos equipamentos corretos e adequação da rede elétrica para o atendimento da demanda por energia. A avaliação é do gerente do departamento de estações de recarga para veículos elétricos WEG, Eloir Pagnan.
Durante o Renault E-Tech 100% electric days, evento promovido pela fabricante francesa em São Paulo no final de setembro, o executivo chamou a atenção para as dificuldades extras na implementação de estruturas de carregamento em condomínios. Diferentemente de uma casa, esse ambiente exige um processo decisório mais burocrático, além de maiores limitações para combinar a solução com energia solar.
Leia mais: Carros elétricos e a combustão terão mesmo custo no Brasil em 2028
“O desafio está nos condomínios, porque é um ambiente coletivo, onde as decisões são tomadas por maioria e essa maioria ainda não possui um veículo elétrico”, detalhou. Para sanar o problema, o executivo reiterou a importância da orientação, tanto para convencer os condôminos das vantagens da eletrificação dos veículos, quanto para acelerar o processo em grandes cidades e evitar sobrecarga na rede elétrica.
Ele ainda destacou os impactos da eletrificação da frota na demanda por energia elétrica e na necessidade de adequação por parte das distribuidoras de energia. Pagnan também observou que seria importante de normas que orientassem a construção de novas edificações já com uma estrutura de carregadores elétricos.
Comercialização de carregadores
Pagnan destacou a necessidade de integrar o carregador no momento da compra do carro elétrico. “Cerca de 80% das recargas ocorrem em casa. O cliente que sai da concessionária sem o carregador é aquele que vai reclamar, que vai ficar dependendo de sair da sua residência ou da sua empresa para fazer uma recarga”, apontou o executivo.
Ele alertou que não basta fornecer o equipamento, é necessário auxiliar o processo de instalação e orientar para o uso correto. “O mundo ideal é aquele em que o cliente, assim que recebe o seu veículo elétrico, já tem um ponto de recarga onde ele deixa esse veículo a maior parte do tempo estacionado.”

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

