Quase 10 mil carros elétricos são vendidos no Brasil em outubro
Participação de veículos eletrificados leves no total de emplacamentos de automóveis no país chegou a 4,6%, mostra levantamento da ABVE


O Brasil registrou 9.537 vendas de veículos leves eletrificados em outubro, melhor resultado mensal da história do país, mostra levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O volume recorde leva em conta automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 114%. Em relação a setembro de 2023, houve avanço de 13%.
No acumulado do ano, o mercado brasileiro já emplacou 67.047 carros elétricos, um aumento de 73% sobre o mesmo período de 2022 e de 36% sobre as vendas totais do ano passado. Conforme a ABVE, o Brasil já se aproxima dos 200 mil veículos eletrificados leves em circulação, desde o início da série histórica da ABVE (2012). Em outubro, chegou a 193.486.
A participação de mercado dos eletrificados leves em outubro foi de 4,6%, na comparação com o total de vendas do mês no mercado doméstico de automóveis e comerciais leves, que inclui os veículos convencionais a combustão, segundo a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave). Em outubro de 2022, essa participação era de apenas 2,6%.
Nos últimos meses de 2023, os elétricos plug-in (BEV e PHEV) aumentaram consideravelmente sua participação sobre o total de vendas de eletrificados leves. Em outubro, 61% das vendas desse segmento foram de veículos plug-in com recarga externa (BEV+PHEV), enquanto os híbridos não plug-in (HEV) ficaram com 39%.
Dos 9.537 eletrificados vendidos em outubro, a participação de cada tipo de tecnologia, ficou assim distribuída:
- PHEV: 36% (3.439)
- BEV: 25% (2.370)
- HEV flex 23% (2.202)
- HEV a gasolina/diesel: 16% (1.526)
Elétricos e híbridos
A ABVE destacou que, pelo segundo mês consecutivo, os 100% elétricos (BEV) registram expressivo crescimento de vendas. Os 2.370 veículos BEV emplacados em outubro representam aumento de 272% sobre o mesmo mês de 2022 e de 29,5% sobre setembro último.
Já os 3.439 PHEV (elétrico híbrido com recarga externa) representam um crescimento de 214% sobre outubro de 2022 e de 13% sobre setembro último. O segmento dos HEV (híbridos elétricos sem recarga externa) emplacou 3.728 veículos em outubro, sendo 2.202 HEV flex (a etanol) e 1.526 a gasolina ou diesel.
Sobre outubro de 2022, os HEV cresceram 36,6%. Sobre setembro último, tiveram um leve crescimento de 3,6%. A associação aponta que os números mostram uma mudança de configuração no mercado brasileiro de eletromobilidade.
Os plug-in (BEV e PHEV) ganharam mercado e têm em outubro com 50,6% de participação, enquanto os híbridos HEV (flex ou a gasolina/diesel) estão com 49,4%. O mercado foi puxado nos últimos meses por duas montadoras chinesas (BYD e GWM), que se preparam para produzir veículos elétricos e híbridos no Brasil a partir de 2024.
Modelos mais vendidos
Em outubro, o modelo de veículo eletrificado mais vendido foi o BYD Dolphin GS 180EV, 100% elétrico (BEV), com 1.366 unidades. Já por grupo de modelos, a liderança ficou com o híbrido elétrico Haval H6, da Great Wall Motors, com 1.450 emplacamentos.
Os 10 modelos eletrificados mais emplacados em outubro de 2023:
| Colocação | Modelo | Unidades |
| 1º | I/BYD DOLPHIN GS 180EV | 1.366 |
| 2º | I/BYD SONG PLUS GS DM | 1.100 |
| 3º | TOYOTA/CCROSS XRX HYBRID | 948 |
| 4º | TOYOTA/COROLLA APREMIUMH | 816 |
| 5º | I/GWM HAVAL H6 PREM HEV | 550 |
| 6º | I/GWM HAVAL H6 GT | 486 |
| 7º | I/GWM HAVAL H6 PREM PHEV | 365 |
| 8º | I/CAOACHERY TIGGO8 PHEV | 261 |
| 9º | I/VOLVO XC60 T8 ULTIMATE | 229 |
| 10º | I/BYD YUAN PLUS GL 310EV | 215 |

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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