Ônibus australiano movido a energia solar tem tarifa gratuita
Ônibus movidos à energia solar já são realidade! Além de contribuírem para um mundo mais sustentável, também não cobram tarifa. Na Austrália já é possível!


Eles existem mesmo! Os ônibus movidos à energia solar, além de colaborarem para um mundo mais sustentável, também não cobram tarifa dos seus passageiros. Já imaginou andar num ônibus movidos à energia solar, totalmente ecológico, sem precisar desembolsar um centavo sequer? Na Austrália esse sonho já é realidade.
Batizado de Tindo, que quer dizer “sol”, o ônibus movido à energia solar que não cobra passagem, também oferece ar-condicionado e Wi-Fi aos passageiros. Com capacidade para transportar até 40 pessoas sentadass, o ônibus movido à energia solar é parte da frota da Adelaide Connector Bus, uma das maiores companhias de transporte público da cidade de Adelaide, na Austrália.

A Adelaide Connector Bus é a primeira empresa do mundo a colocar para circular nas ruas um ônibus movido à energia solar, garantindo tarifa zero para quem utiliza o transporte. Os ônibus são equipados com placas solares fotovoltaicas que são fornecidas pelo Estado.
O Tindo já circulou mais de 60 mil quilômetros, e com isso economizou 14 mil litros de diesel, salvando o meio ambiente de 70 toneladas de gases que poluem a atmosfera. O ônibus movido à energia solar tem autonomia para rodar cerca de 200 quilômetros em condições climáticas consideradas normais. O mecanismo de freio também ajuda a aproveitar a energia do veículo, o ônibus movido à energia solar possui um sistema de frenagem regenerativa, que transforma o impacto dos freios em energia, economizando cerca de 30% do consumo.
Enquanto isso, aqui no Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina também desenvolveram um ônibus movido à energia solar. O transporte coletivo sustentável deve começar a circular em dezembro de 2016. O ônibus movido à energia solar foi idealizado para funcionar como uma estação de trabalho móvel, com direito até a Wi-Fi, para o deslocamento diário de professores e alunos entre o campus da Trindade e o laboratório no Norte da Ilha, no Sapiens Parque, que fica no bairro Canasvieiras.
No teto do ônibus movido à energia solar, baterias de lítio irão armazenar a energia gerada pelas placas solares fotovoltaicas instaladas nos telhados do Centro de Pesquisa. Com tração elétrica, o veículo tem autonomia para andar até 70 quilômetros sem recarga e irá percorrer 200 quilômetros por dia. Tudo isso sem gerar gases poluentes que prejudicam o meio ambiente.
Além do Wi-Fi, o ônibus movido à energia solar de Florianópolis também tem mesas de escritório, de reunião, e tomadas. Além disso, os futuros passageiros desse ônibus podem comemorar, pois assim como o Tindo da Austrália, o ônibus vai circular com tarifa zero, ou seja, será totalmente gratuito.
O projeto do ônibus movido à energia solar brasileiro custou R$ 1 milhão e recebeu o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A ideia e execução do ônibus movido a energia solar é parte de um conjunto de ações do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis da Secis (Secretaria Cidade Sustentável), que tem como principal objetivo fortalecer o domínio e a presença das tecnologias relacionadas à energia fotovoltaica em território brasileiro. Vamos torcer para que os ônibus movidos à energia solar evoluam cada vez mais, e quem sabe, se tornem um projeto mais viável a ponto de ser uma realidade para todos os brasileiros.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Baterias de lítio atingem menores preços da história em 2025
Mesmo com aumento de custos de matérias-primas, sistemas de armazenamento de energia registram queda de 8%
31/12/20254 min de leitura
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura