Mais de 24 mil veículos eletrificados foram vendidos no Brasil em 2021

Número inclui automóveis, utilitários e comerciais leves comercializados até o final de setembro

MAIS DE 24 MIL VEÍCULOS ELETRIFICADOS FORAM VENDIDOS NO BRASIL EM 2021
Foto: Banco de imagem

O mercado brasileiro de automóveis, utilitários e comerciais leves eletrificados comercializou 24.146 veículos em 2021, apontam números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Em setembro, foram emplacadas 2.749 unidades.

Esse total contabiliza veículos híbridos elétricos (HEV), híbridos elétricos plug-in (PHEV) e veículos totalmente a bateria (BEV) e não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos. Hoje, mais de 66 mil veículos elétricos e híbridos circulam no Brasil.

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) avalia que o resultado confirma a previsão de que o segmento chegará a 30 mil emplacamentos de janeiro a dezembro de 2021, o que representará um crescimento em torno de 52% sobre 2020.

Foi o melhor mês de setembro da série histórica da ABVE, iniciada em 2012, com crescimento de 30% sobre os 2.113 eletrificados de setembro de 2020.

Mas a entidade ressalta que os 2.749 emplacamentos apresentaram uma queda de 29% sobre os 3.873 de agosto, revertendo uma tendência de recordes mensais sucessivos desde abril.

O entendimento é que essa redução no ritmo de crescimento das vendas indica uma cautela do mercado causada por vários fatores, entre eles o maior número de feriados de setembro, aumento do dólar, temores de racionamento de energia elétrica e possíveis mudanças no Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos.

Impostos

A ABVE defende a prorrogação das atuais alíquotas do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos importados constantes da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec) até 2026.

“Não é hora de mudar as regras de tributação dos veículos eletrificados importados, pois o mercado brasileiro da eletromobilidade ainda está em formação” – disse o presidente da ABVE, Adalberto Maluf.

“Entendemos que a previsibilidade das regras para o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e híbridos é essencial por mais alguns anos” – acrescentou Pedro Bentancourt, vice-presidente do Grupo de Veículos Leves da ABVE.  

Os veículos eletrificados atingiram em agosto 2,4% do total de vendas do mercado doméstico, mas caíram para 1,9% em setembro. Para o presidente Maluf, os números são positivos, mas ainda abaixo do potencial do mercado brasileiro.

“A eletromobilidade virou a principal tendência do mundo automotivo global, e para que o Brasil possa fazer parte dessa revolução precisamos criar condições para o desenvolvimento local de novas tecnologias”, declarou o dirigente.

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Observação: a matéria mencionava erroneamente que a ABVE defende a prorrogação das atuais alíquotas do IPI até 2026. O trecho foi corrigido.

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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