Lightyear produzirá veículo elétrico movido a energia solar
Startup neerlandesa se comprometeu a iniciar a produção em massa em 2024


A startup neerlandesa Lightyear anunciou que vai acelerar o andamento do projeto de seu carro elétrico que utilizada a energia solar como combustível captada pelo teto do veículo. A empresa se comprometeu em iniciar a produção em massa do Lightyear One para venda em meados de 2024.
O presidente da startup, Lex Hoefsloot, disse recentemente na mídia internacional e anunciou que “a empresa está com um projeto para desenvolver uma linha inteira de carros elétricos com baterias recarregadas a energia solar.” Muito mais do que uma bandeira de tecnologia, Hoefsloot destacou que a empresa pretende popularizar desenvolvimento de automóveis sustentáveis, construindo carros elétricos que sejam úteis para o dia a dia dos consumidores.
A Lightyear pretende utilizar uma bateria de médio porte, de 60 kWh, para não impactar no peso total do carro (1.300 quilos), o que permitirá uma autonomia de 710 quilômetros. Isso o torna bastante acessível e eficiente, uma vez que está projetado para rodar um quilômetro e meio com o equivalente a R$ 1 de combustível. Se a viagem acontecer durante o dia, pode adicionar entre 38 e 59 quilômetros extras no alcance.
Segundo a empresa, o veículo irá trabalhar com quatro motores elétricos em cada roda, para permitir três vezes mais eficiência do que um carro comum. O maior diferencial são os painéis de energia solar acoplados na parte superior que irão possibilitar a autonomia de 60 quilômetros (km).
No final do ano passado, a startup já havia recebido pedidos antecipados dos primeiros 946 carros Lightyear One por um preço de reserva de 149 mil Euros. Para tornar o carro mais barato, a empresa mudou seu foco para o desenvolvimento da tecnologia básica enquanto terceirizou a produção. A expectativa é que sejam produzidos 100 mil carros por ano, com o valor unitário caindo para € 50 mil.
Há cinco anos no mercado, a Lightyear tem como uma de suas ambições dar a maior eficiência aos seus projetos elétricos, que possuem tecnologias como o trem de força, teto solar e o sistema de gerenciamento térmico. Presente em 14 países, com 128 funcionários, sua sede fica localizada no Automotive Campus em Helmond, nas proximidades da região de Brainport da Holanda.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
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