Intenção de compra de carro elétrico no Brasil supera média global

Consumidor brasileiro aponta combustível caro como principal motivo pelo interesse em eletrificados; preço e falta de infraestrutura são maiores entraves

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O interesse do consumidor brasileiro em adquirir um carro elétrico é superior à média global, com 57% contra 55% nos outros países do mundo, mostra pesquisa da consultoria EY. Conforme o estudo Mobility Consumer Index 2023, o principal motivo pela preferência pelos elétricos é o preço alto dos combustíveis, sendo citado em 46% das respostas dos entrevistados do Brasil.

A preocupação com o meio ambiente também foi destacada. Já o maior impeditivo para a aquisição de veículos elétricos é o preço, conforme indicado por 38% das respostas. Na sequência, vem a falta de estações de recarga, com 36%.

Ainda de acordo com a pesquisa da EY, a intenção de comprar um automóvel do Brasil, seja ele a combustão ou elétrico, continua alta e também supera a média global: 70% contra 44%. Seis em cada dez (64%) planejam fazer essa compra nos próximos 12 meses.

O restante (36%), está se planejando para a aquisição entre 12 e 24 meses. A preferência dos brasileiros é pelo modelo SUV, com 37%, seguido do Sedan, indicado em 34% das respostas.

Mercado em crescimento

Em outubro, o Brasil registrou recorde de vendas de veículos elétricos, com 9.537 unidades comercializadas, de acordo com levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O volume recorde leva em conta automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 114%. Em relação a setembro de 2023, houve avanço de 13%. No acumulado do ano, o mercado brasileiro já emplacou 67.047 carros elétricos, um aumento de 73% sobre o mesmo período de 2022 e de 36% sobre as vendas totais do ano passado.

A participação de mercado dos eletrificados leves em outubro foi de 4,6%, na comparação com o total de vendas do mês no mercado doméstico de automóveis e comerciais leves, que inclui os veículos convencionais a combustão, segundo a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave). Em outubro de 2022, essa participação era de apenas 2,6%.

Conforme a ABVE, o Brasil já se aproxima dos 200 mil veículos eletrificados leves em circulação, desde o início da série histórica da ABVE (2012). Veja a lista dos modelos mais vendidos no país.

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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