GWM iniciará produção de carros elétricos no Brasil em julho
Três modelos serão fabricados em Iracemápolis (SP), incluindo o SUV híbrido Haval H6; planta terá capacidade instalada de 50 mil unidades por ano


A GWM anunciou que iniciará a produção de carros elétricos no Brasil em julho de 2025, com três modelos e capacidade instalada de 50 mil unidades por ano na fábrica de Iracemápolis (SP). O anunciou foi feito nesta segunda-feira (12/05), pelo fundador e chairman da montadora, Jack Wey, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pequim, na China.
“Vamos gerar até o fim deste ano empregos diretos para pelo menos 800 pessoas. No futuro, nossa capacidade de produção aumentará gradualmente para 100 mil unidades por ano, expandindo-se para a América Latina e gerando mais de 2 mil empregos diretos. Ao mesmo tempo, o Brasil vai se tornar um centro de pesquisa e engenharia, impulsionando o desenvolvimento das respectivas cadeias locais de fornecimento”, afirmou Wey.
Além do SUV híbrido Haval H6, que será o primeiro produto a sair da fábrica, ainda neste ano, o executivo revelou que mais dois veículos serão produzidos na sequência: a picape média Poer e o SUV de 7 lugares Haval H9. A GWM ainda confirmou o seu segundo ciclo de investimentos no Brasil, durante o Fórum Empresarial Brasil-China, também realizado em Pequim no domingo.
Depois dos R$ 4 bilhões usados para lançar a marca e reativar a fábrica de Iracemápolis, a companhia anunciou que vai aportar mais R$ 6 bilhões, entre 2027 e 2032, para a expansão da sua operação. Os dois ciclos representam um total de R$ 10 bilhões que serão investidos no Brasil em 10 anos.
A GWM anunciou os planos de produzir veículos elétricos no Brasil no início de 2022, após adquirir a planta de Iracemápolis da Mercedes-Benz em agosto de 2021. Na ocasião, a montadora afirmou a pretensão de investir na cadeia industrial local e no desenvolvimento tecnológico para se tornar uma líder no mercado brasileiro de carros elétricos.
Outra companhia chinesa fabricará carros elétricos no país é a BYD. Em 2023, a empresa confirmou o investimento no complexo de Camaçari, localizado na Bahia, onde serão produzidos chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além do processamento lítio e ferro fosfato.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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