Gol terá malha aérea com 250 aeronaves elétricas no Brasil em 2025
Empresa anunciou protocolo para aquisição de frota de táxis aéreos com a Avolon


A Gol Linhas Aéreas, em conjunto com o Grupo Comporte, uma entidade de seu acionista controlador, anunciou a assinatura de um protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A expectativa da companhia é iniciar operações em meados de 2025.
Conforme comunicado divulgado na terça-feira (21/9), o Grupo Comporte está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da Gol para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves modelo VAX4 eVTOL, criado pela empresa britânica Vertical Aerospace.
O taxi aéreo VA-X4 pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 quilômetros e velocidade máxima de 320 km/h.
De acordo com a Gol, o primeiro passo da parceria é a realização de um estudo de viabilidade, incluindo a certificação e a análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais.
A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Gol iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025.
O acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da Gol de expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos.
Transição energética
A Gol opera atualmente uma frota de 127 aeronaves Boeing 737. A companhia planeja fazer a transição de 75% de sua frota para as aeronaves 737-MAX mais eficientes até 2030, que reduzem as emissões de carbono em 16%.
A empresa assinala que a adoção do Boeing MAX e das aeronaves eVTOL, juntamente com outras inovações, tais como o uso de biocombustíveis, formarão os componentes-chave na estratégia para atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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