GM lançará duas SUVs elétricas no Brasil em 2024
Modelos Blazer EV e Equinox EV integram nova geração de veículos elétricos da marca Chevrolet


A GM confirmou o lançamento das SUVs elétricas Blazer EV e Equinox EV no Brasil em 2024. Conforme o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, o plano é iniciar a oferta dos dois modelos da marca Chevrolet por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos.
A iniciativa integra os planos de mobilidade elétrica da companhia, que investirá US$ 35 bilhões globalmente até 2025 no desenvolvimento de 30 novos veículos. O Blazer EV é um produto global e está em fase final testes de certificação e homologações. A estrutura de engenharia da GM no Campo de Provas e no Centro Tecnológico no Brasil está colaborando nas áreas de eficiência energética e de conectividade.
Conforme a montadora, dos principais diferenciais competitivos do futuro SUV premium 100% elétrico da Chevrolet é a tecnologia Ultium, que consiste em uma plataforma modular específica para carros elétricos com diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química muito mais avançada, trazendo melhor autonomia e maior velocidade de recarga.
Após o lançamento do Blazer EV, será a vez do Equinox EV chegar ao mercado brasileiro. Existem ainda outros EVs da Chevrolet em fase de estudo para o mercado local. A GM entende que a maior oferta de modelos, o progresso da eletrificação em geral e políticas públicas de estímulo são fundamentais para a popularização da tecnologia no País, permitindo assim a criação de novas oportunidades de negócio para a própria indústria e para setores como o de mineração e energia.
O plano da GM na América do Sul é oferecer a mais abrangente linha de EVs da região, que tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos, considerando as condições adequadas que temos aqui, como matéria-prima para confecção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido, alto percentual de energia elétrica renovável e grande mercado consumidor em potencial.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura