Fabricantes do setor solar apostam no avanço da mobilidade elétrica no Brasil
Mirando expansão da demanda, indústrias de equipamentos fotovoltaicos investem em tecnologias de recarga, armazenamento e gestão de energia



Fabricantes de equipamentos de energia solar apostam no crescimento do mercado de mobilidade elétrica no Brasil e investem em tecnologias de recarga, armazenamento e gestão de energia. Eletrificação da frota traz perspectiva de expansão da demanda por eletricidade e por soluções conjuntas com a geração fotovoltaica.
Em entrevista ao Portal Solar, o gerente de desenvolvimento de negócios da Livoltek, Cristiano Santos, afirmou que o poder público tem sinalizado com políticas de incentivos a descarbonização do transporte, criando a necessidade de investimentos em infraestrutura em redes elétricas inteligentes.
“Diante da necessidade de trazer os veículos elétricos para o Brasil, existe um cenário de crescimento agressivo para o desenvolvimento de infraestrutura de smart cities”, avaliou o executivo.
Além de viabilizar uma maior oferta de energia elétrica e o atendimento a uma rede pública de carregadores elétricos, a energia solar ainda permite que consumidores com carros elétricos tenham um posto de combustível em casa, abastecendo sem custo a bateria do veículo.
Leia mais: Eletrificação da frota deve criar mercado de R$ 2,2 trilhões para energia solar no Brasil
Para aproveitar esse cenário, a Livoltek anunciou a construção de uma fábrica em Manaus (AM). Com investimentos de R$ 70 milhões, a unidade, prevista para ser inaugurada em Manaus (AM) ainda este ano, será o centro da produção de uma variedade de produtos, incluindo inversores solares e carregadores de veículos elétricos.
“Nessa fábrica vamos produzir inversores string, uma linha de carregadores para veículos elétricos, string boxes e caixa de proteção, tanto para corrente alternada quanto para corrente contínua, e medidores, que permitem o acompanhamento instantâneo da geração e consumo do sistema fotovoltaico”, explicou Santos.
A planta tem uma área fabril de 18 mil metros quadrados e foi inicialmente projetada para produzir até 1,8 GW em inversores fotovoltaicos ao ano, com possibilidade de expansão. A Livoltek tem como meta disponibilizar no mercado os primeiros equipamentos fabricados na unidade em dezembro de 2023.
Carregadores elétricos e baterias
De olho no avanço da mobilidade elétrica no Brasil, a Intelbras aposta na comercialização de equipamentos de recarga para veículos em 2023. Em entrevista ao Portal Solar, o diretor da unidade de energia solar da Intelbras, Márcio Osli, afirmou que a estratégia da empresa é acompanhar o crescimento do setor de mercado de mobilidade elétrica no Brasil.
“Sabemos que existe o movimento das montadoras em descarbonização e em fabricar muito mais veículos elétricos, por isso, nós estamos lançando uma linha de carregadores. Acreditamos muito que esse mercado vai se despontar e fará parte das nossas vidas”, avaliou Osli.
Na Intersolar South America 2023, a Intelbras apresentou 15 lançamentos de sua unidade de energia solar, nos segmentos on e off grid, incluindo módulos fotovoltaicos e inversores, além do portfólio de carregadores para veículos elétricos.
As soluções foram projetadas para atender às diversas necessidades dos usuários, podendo ser aplicadas em residências, condomínios, empresas, prédios comerciais, espaços públicos, entre outros. A linha abrange desde o carregador portátil Mini de 3 kW até o carregador business de 22 kW.
Para uma solução mais completa, a empresa desenvolveu o aplicativo Intelbras CVE, disponível para Android e iOS. Com foco no usuário, o aplicativo possibilita acompanhar, controlar, pagar a recarga e localizar estações.
Outra fabricante com estratégia voltada para a mobilidade elétrica é a WEG. Além de fornecer sistemas de tração elétrica e equipamentos de recarga, a companhia atua na produção de packs de bateria de lítio, mirando o mercado de veículos pesados, em especial o segmento de ônibus elétricos.
Em fevereiro, a companhia anunciou um investimento de R$ 100 milhões até 2024 no parque fabril de Jaraguá do Sul (SC). Na ocasião, o diretor de finanças e relações com investidores da WEG, André Salgueiro, declarou que o setor mostra perspectiva de desenvolvimento no país. “O foco é o mercado de mobilidade elétrica, especialmente de ônibus elétricos, que tende a se desenvolver no Brasil nos próximos anos.”
Avanço da frota
Conforme a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a venda de carros elétricos bateu recorde no país, com 9.351 emplacamentos, avanço de 25% sobre o resultado de julho e de 120% sobre agosto de 2022. Com o resultado, a participação dos eletrificados no total das vendas do mercado automotivo atingiu a marca de 4,75%.
Ainda de acordo com a entidade, entre janeiro e agosto, o número de eletropostos públicos cresceu 28% no Brasil, saindo de 2.955 pontos recarga e chegando a 3.800. Com esses números, é possível estimar uma relação de cerca de 15 veículos elétricos plug-in para cada eletroposto público ou semipúblico no Brasil. Conforme a ABVE, essa relação se aproxima das recomendações internacionais, que é de em torno de 10 por 1.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
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