Embraer completa testes de túnel de vento em aeronave elétrica
Veículo eVTOL é desenvolvido pela Eve Air Mobility e tem previsão de lançamento para 2026


A Eve Air Mobility, empresa independente de mobilidade urbana aérea criada pela Embraer, concluiu recentemente os testes em túnel de vento de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. Batizada de eVTOL, a aeronave foi submetida a testes em um túnel de vento perto de Lucerna, na Suíça. O modelo usado para o teste possui previsão para entrar em serviço em 2026.
A equipe de engenharia da Eve Air Mobility utilizará os dados coletados por meio dos testes em túnel de vento para continuar a desenvolver as leis de controle do eVTOL, resultando em uma performance otimizada e confortável para os passageiros.
O principal objetivo do teste foi investigar e validar como os componentes - incluindo fuselagem, rotores, asa, cauda e outras superfícies - se comportariam em voo. O teste em túnel de vento proporciona uma visão do comportamento aerodinâmico de geometria complexa e oferece um alto nível de validação das características do design do veículo.
Os testes buscam coletar dados experimentais para validar soluções de produção, ferramentas e modelos de desenvolvimento que também incluem outros artigos de teste, como plataformas fixas e móveis, veículos voadores e outros testes em túnel de vento.
O vice-presidente de tecnologia da Eve Air Mobility, Luiz Valentini, reiterou a importância dos testes para os próximos passos de produção da aeronave:
“As informações que obtivemos durante esta fase do desenvolvimento nos ajudam a aperfeiçoar ainda mais as soluções técnicas de nosso eVTOL antes de nos comprometermos com as ferramentas de produção e construção dos protótipos. Nosso objetivo é projetar, produzir e certificar um eVTOL aerodinâmico e eficiente que será usado para uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana”.
O eVTOL da Eve é 100% elétrico e possui um alcance de 60 milhas (100 quilômetros), que permite uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana. Seu design centrado na experiência humana garante a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros, do piloto e da comunidade, minimizando o ruído.
A aeronave apresenta uma configuração de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. A aeronave será pilotada no lançamento, mas projetada para operações autônomas no futuro.
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Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
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