Embraer anuncia família de aeronaves com propulsão de energia renovável
Linha é composta por quatro modelos e incorpora soluções como eletricidade e célula de combustível de hidrogênio


A Embraer anunciou nesta segunda-feira (8/11) uma família de aeronaves que utiliza diferentes tecnologias de propulsão com energia renovável. A Energia Family é composta por quatro modelos, incorporando soluções como eletricidade, célula de combustível de hidrogênio, turbina a gás de duplo combustível e híbrido-elétrico.
A empresa firmou parceria com um consórcio internacional de universidades de engenharia, institutos de pesquisas aeronáutica e pequenas e médias empresas para entender melhor a captação, armazenamento e gerenciamento térmico de energia, e suas aplicações para a propulsão sustentável de aeronaves.
O vice-presidente sênior de engenharia, tecnologia e estratégia corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso, explicou a razão por trás da Energia Family. “Vemos nosso papel como desenvolvedor de novas tecnologias para contribuir com a indústria em suas metas de sustentabilidade.”
“Estamos trabalhando agora para ajustar os primeiros conceitos de avião, aqueles que podem começar a reduzir as emissões o quanto antes. Aeronaves pequenas são ideais para testar e comprovar novas tecnologias de propulsão para que elas possam, posteriormente, ser aplicadas em aeronaves maiores”, destacou o executivo.
Além dos aviões da Energia Family, ainda em fase de projeto, a Embraer já testou combustível sustentável de aviação (SAF), misturas de cana de açúcar e combustível derivado da planta de camelina e combustível fóssil, na sua família de E-Jets. A meta da empresa é ter todos os aviões da Embraer compatíveis com SAF até 2030.
Em agosto passado, a Embraer fez voos com seu Demonstrador Elétrico, um monomotor EMB-203 Ipanema, 100% movido a eletricidade.
Já um demonstrador de célula de combustível de hidrogênio está planejado para 2025 e o eVTOL, um veículo de decolagem e pouso vertical totalmente elétrico e com zero emissões, está sendo desenvolvido para entrar em operação em 2026.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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