BYD encerra 2024 entre as dez marcas de carros mais vendidas no Brasil
É a primeira vez que uma fabricante de veículos elétricos conquista essa posição no mercado nacional


A BYD encerrou 2024 entre as dez marcas de carros mais vendidas no Brasil. A fabricante chinesa de veículos elétricos superou montadoras tradicionais como Ford e Citroën, com mais de 76 mil emplacamentos no ano passado. É a primeira vez que uma companhia totalmente focada em eletrificados conquista essa posição no mercado brasileiro.
Em 2023, a empresa havia ficado com a 15ª colocação, com pouco menos de 18 mil unidades comercializadas. Isso significa um crescimento anual de 327% nas vendas. Somente em dezembro, foram mais de 10 mil carros emplacados, recorde mensal da marca.
O resultado garantiu a oitava posição no ranking geral de vendas no mês, um feito inédito para a montadora que chegou há apenas três anos no país. Considerando apenas as vendas de varejo, a BYD sobe para a quinta posição geral em dezembro
“O ano de 2024 foi histórico para nós, e isso é apenas o começo. Estamos prontos para novos desafios e, mais importante, continuaremos entregando inovação e sustentabilidade ao mercado brasileiro”, declarou o vice-presidente Sênior e Head de Marketing da BYD Auto Brasil, Alexandre Baldy.
A GWM, outra fabricante chinesa especializada em carros elétricos, ficou na 15ª posição entre as marcas mais vendidas no Brasil no ano passado, com mais de 29 mil emplacamentos.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados de 2024, que refletem a crescente preferência dos consumidores brasileiros por soluções híbridas e elétricas de alta qualidade. O Haval H6 e o ORA 03 estão atendendo a uma demanda crescente por tecnologia sustentável e desempenho superior", afirmou o diretor de vendas e desenvolvimento de rede da GWM Brasil, Alexandre Oliveira.
Ano recorde
Em 2024, o Brasil registrou recorde de vendas de carros elétrico, com mais de 170 mil emplacamentos, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O levantamento inclui automóveis híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV).
Leia mais: Veja os carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2024
O modelo mais comercializado ao longo do ano foi o BYD Song Plus GS DM, de tecnologia híbrida com recarga externa, com 17.908 unidades. Entre os grupos de veículos elétricos, a liderança ficou com o Haval H6 da GWM, que conta com seis diferentes modelos, totalizando 20.941 vendas.
As duas fabricantes chinesas contaram com 9 dos 10 modelos mais vendidos no país no ano passado e foram as líderes de emplacamentos, com 76.863 para a BYD e 29.219 para a GWM.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

