BYD deve iniciar produção de novo modelo de baterias em Manaus (AM) em 2022
Tecnologia Blade, de lítio-ferro-fosfato, foi desenvolvida para aplicação em todos os automóveis, furgões e caminhões da empresa


A BYD tem expectativa de iniciar produção da bateria Blade na fábrica de Manaus (AM) ainda em 2022. A tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) foi desenvolvida para aplicação em todos os automóveis, furgões e caminhões da empresa. O equipamento é utilizada no primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico lançado pela empresa, o BYD TAN EV, que começa a ser vendido no Brasil no primeiro trimestre.
“Poderemos expandir ainda mais no futuro, criando novas linhas de produção em Manaus para atender, inclusive, a outras montadoras. A produção de uma bateria totalmente segura no Brasil se torna um passo fundamental e ainda mais decisivo na consolidação dos veículos elétricos em nosso mercado”, destacou o diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil, Adalberto Maluf.
Atualmente, a fábrica de Manaus já produz baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), responsáveis por abastecer a linha de produção de ônibus elétricos na planta de Campinas (SP). A unidade tem capacidade para produzir de mais de mil baterias por ano, e ocupa em uma área de 5 mil metros quadrados.
Tecnologia projetada para aumentar segurança
Conforme a BYD, um dos principais benefícios que a nova bateria agregou é que o SUV BYD TAN EV pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW. Os futuros lançamentos no mercado nacional, como o sedan premium BYD HAN EV, programado para ser lançado ainda este ano, também contarão com a tecnologia.
A companhia afirma que a Blade BYD foi projetada para aumentar a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de LFP.
Seu desenvolvimento passou por testes de pregos e fornalhas e, de acordo com a fabricante, os resultados mostraram que é muito pouco provável uma ocorrência de combustão espontânea ou explosão.
Além disso, o equipamento suportou um teste de resistência, quando um caminhão de 46 toneladas passou sobre um pacote de baterias Blade alinhadas. Não houve vazamento, deformação ou fumaça, e os produtos ficaram intactos e pronto para serem usados normalmente.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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