Bravo Motor vai fabricar carros elétricos em Minas Gerais
Investimento será de R$ 25 bilhões e fábrica deve ser implementada em junho deste ano, com perspectiva de início de operação em 2023


A Bravo Motor Company assinou recentemente com o governo de Minas Gerais um protocolo de intenção para construir uma fábrica de veículos elétricos e packs de baterias na região metropolitana de Belo Horizonte. O investimento previsto é de R$ 25 bilhões e a estimativa é de que a unidade comece a ser implantada em junho de 2021, com início de operação em 2023.
O projeto, batizado de Colosso 1, deve gerar mais de 13 mil empregos diretos e indiretos. A produção estimada para 2024 é de 22.790 unidades de veículos e 43.750 unidades de packs de baterias, números voltados para venda no Brasil e exportação. O investimento deve ser realizado até o fim de 2029.
“A estratégia inicial era abrir três fábricas no Brasil: uma em Minas, outra no Sul e outra no Norte, mas decidimos que deveríamos nos concentrar no estado mineiro.”, comentou Eduardo Javier Muñoz, presidente da Bravo Motor no Brasil. Novas fases de investimento estão previstas para outras regiões de Minas, com produção de baterias de lítio.
A Bravo também pensou anteriormente em um projeto de estações de recarga em formato de prédio. Segundo a proposta da companhia, esses prédios cilíndricos teriam capacidade de carregar as baterias de até 30 desses citycars ao mesmo tempo, além de estarem aptos a carregar outros carros elétricos e serem alimentados por painéis solares que acompanham o movimento do sol durante o dia.
A Bravo Motor Company foi criada na Argentina em 2008, mas está sediada atualmente em Merced, Califórnia, Estados Unidos, sob o nome de ArqBravo Group. O nome Bravo Motor Company surgiu sob um CNPJ criado para registrar a empresa no Brasil.
A ArqBravo foi fundada por Miguel Angel Bravo, que aparece como "inventor, professor, arquiteto e pesquisador" em um site americano da companhia, e que empresta seu sobrenome para a empresa. Enquanto Bravo aparece como fundador e presidente do conselho (chairman), Eduardo Javier Muñoz aparece como presidente executivo (CEO).
A empresa ArqBravo Group começou a operar em 2008 na Argentina. Em 2019, criou uma comunidade de energia para produção de baterias, tetos solares e veículos, na Califórnia. No Brasil, tem projetos de mobilidade elétrica no Pará, com frota de 1,1 mil veículos elétricos em Belém.
Um dos projetos já criados pela companhia é um citycar elétrico, batizado de Rod-on. Ele tem espaço para duas pessoas e autonomia de 120 km com uma carga na bateria. A proposta que é que os carros sejam utilizados em sistema de car sharing, no qual você paga com cartão de crédito e retira ou devolve em qualquer ponto de recarga da cidade.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
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