Brasil: Veículos eletrificados batem novo recorde de vendas em abril
País registrou o melhor quadrimestre da série histórica da mobilidade elétrica, medida desde 2012

As vendas de veículos eletrificados no Brasil alcançaram 2.708 unidades em abril. O País registou o melhor quadrimestre da série histórica da mobilidade elétrica, medida desde 2012. A frota de veículos eletrificados em circulação soma 49.559 unidades.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacados 7.290 veículos eletrificados entre janeiro e abril de 2021, o que representa um crescimento de 29,4% sobre o mesmo período de 2020, quando foram vendidas 5.633 unidades. Do total vendido, 46% foi fabricado pela Toyota nos municípios de Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo.
Os veículos eletrificados incluem automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV). Não abrangem ônibus, caminhões e veículos levíssimos elétricos.
Para 2021, a entidade trabalha com a previsão de vendas de 28 mil veículos eletrificados. Caso os números se confirmem, o mercado de mobilidade elétrica o Brasil atingirá um crescimento de 42% em relação a 2020, quando foram vendidas 19.745 unidades.
Apesar do crescimento no segmento, o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destaca que as vendas no Brasil crescem em um ritmo inferior ao de outros países. “Em 2020, os elétricos e híbridos chegaram pela primeira vez a 1% das vendas totais no Brasil e, em abril de 2021, atingiram 1,6%, mas seguimos distantes dos principais mercados globais”, disse o executivo.
Para mudar esse cenário, Maluf defende que o Brasil avance na criação de políticas públicas de apoio à mobilidade sustentável, como colocar em prática a segunda fase do programa automotivo Rota 2030 (2018) e implementar um plano nacional de conversão das frotas de veículos a combustível fóssil para veículos de baixa emissão, como já existente na Europa, China e Estados Unidos.
Outro ponto apontado pela ABVE é a necessidade do poder público em equiparar as alíquotas de IPI (Imposto sobre os Produtos Industrializados) dos veículos a combustão às dos veículos eletrificados para incentivar a indústria brasileira nesse segmento.
“Por que quase a metade dos veículos a combustão paga 7% de IPI, enquanto a maioria dos eletrificados paga em média 11%, ou mais, mesmo sendo muito mais eficientes e menos poluentes?”, questiona o vice-presidente de Veículos Leves da ABVE e executivo da Toyota, Thiago Sugahara.
Ariane Locatelli
Jornalista formada pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, com experiência em telejornalismo, agência de comunicação e mídias sociais. Por quase uma década, trabalhou como repórter e produtora da TV Globo São Paulo, Brasília e afiliadas. Atuou ainda como assessora de imprensa de entidades do setor elétrico.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

