Brasil recebe pela primeira vez corrida de carros elétricos da categoria Formula E
Etapa da competição internacional ocorre no próximo sábado (25/03) no Sambódromo de São Paulo e terá dois pilotos brasileiros


O Brasil receberá pela primeira vez uma prova da Formula E, principal categoria de automobilismo organizada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que utiliza exclusivamente carros elétricos. O evento ocorre no próximo sábado (25/03) no Sambódromo de São Paulo (SP).
A competição reunirá 11 equipes e 22 pilotos, entre eles, os brasileiros Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara. O evento traz diversas novidades, como os carros Gen3, inspirados nos aviões de caça e desenvolvidos especificamente para corridas de rua.
A velocidade pode chegar a 322 quilômetros por hora. O circuito terá extensão de 2,8 quilômetros, com a largada acontecendo dentro do Sambódromo. Ao todo, serão 3 longas retas conectadas por chicanes desafiadoras, curvas abertas e fechadas, que prometem dar o tom da emoção na disputa roda a roda.
“Correr no Brasil tem sido um marco importante para o campeonato desde o seu início, e fazer nossa estreia aqui em São Paulo, em um local tão incrível, com dois pilotos brasileiros no grid e na primeira temporada do nosso carro Gen3, torna essa combinação perfeita para um evento memorável”, declarou o diretor regional para a América Latina da Formula E, Álvaro Buenaventura.
A Enel Brasil será uma das patrocinadoras da etapa nacional da competição, como parceiro oficial de redes do evento. “A Enel Brasil levará sua energia para a etapa nacional da Formula E, como forma de promover diálogos sobre a relevância da mobilidade elétrica, eletrificação e smart cities. Ações e parcerias como esta auxiliam a sociedade nos desafios da descarbonização e da eletrificação do consumo”, explicou a diretora de comunicação da Enel no Brasil, Janaína Vilella.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

