Brasil bate recorde de vendas de carros elétricos em 2023

Quase 100 mil veículos leves eletrificados foram emplacados ao longo do ano; confira o ranking dos modelos mais vendidos

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As vendas de carros elétricos bateram recorde no Brasil em 2023, com 93.927 emplacamentos de veículos leves eletrificados ao longo do ano, mostra levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O número representa um crescimento de 91% sobre o resultado de 2022.

São considerados veículos leves automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). Conforme a entidade, em dezembro as vendas chegaram a 16.279, quase o triplo do registrado no mesmo mês de 2022, superando todos os recordes mensais da série histórica.

A ABVE considera que em 2023 foi consolidada uma virada do mercado de eletrificados no Brasil, no rumo dos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV). Os plug-in (que têm recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de eletrificados leves no ano, com 52.359 unidades, ultrapassando os híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 ainda dominavam esse segmento.

Em dezembro, os plug-in atingiram 70% das vendas totais de eletrificados (11.371, de um total de 16.279), puxados pelo desempenho da BYD e GWM, que lançaram novos modelos com essas tecnologias.

Amadurecimento do mercado

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o resultado de 2023 reflete um conjunto de fatores, entre eles o anunciado aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro, que provocou uma antecipação das vendas no último bimestre.

“Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”, disse o dirigente.

Para a ABVE, esse amadurecimento deverá se consolidar com o lançamento do Mover, novo programa do governo federal para o setor automotivo. “O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves, quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões, e também para infraestrutura de recarga elétrica”, afirmou Bastos.

Em sua avaliação, essa tendência de crescimento deverá se manter, mesmo com o aumento da carga tributária sobre os veículos elétricos e híbridos importados. "Em 2024, ainda estamos avaliando o efeito das novas alíquotas do imposto de importação, mas já posso antecipar que ainda assim teremos boas surpresas", concluiu o presidente da ABVE.

Ranking dos carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2023

PosiçãoModeloFabricanteUnidades
Corolla CrossToyota12.115
Haval H6GWM10.701
CorollaToyota7.885
Song PlusBYD7.669
DolphinBYD6.812
Tiggo 8Caoa Chery4.605
XC60Volvo4.335
Tiggo 5XCaoa Chery3.899
Tiggo 7Caoa Chery2.244
10ºXC40Volvo1.802
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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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