BMW Brasil cria estação de recarga que utiliza energia solar e baterias
Carregador de veículos elétricos é completamente desconectado da rede pública


O BMW Group Brasil criou uma estação de abastecimento para veículos elétricos completamente desconectada da rede pública de energia. A estação de carregamento utiliza painéis solares e um sistema de armazenamento composto por baterias usadas e retiradas do BMW i3, modelo de carro elétrico da empresa.
O desenvolvimento foi feito por um time multidisciplinar do BMW Group Brasil e parceiros locais. Além do Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também estão envolvidos o Grupo Solvi, que coleta as baterias usadas nas concessionárias da marca, e a Energy Source, especializada na fabricação e montagem de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas e, posteriormente, recicladas.
“O futuro da mobilidade premium será elétrico e o desenvolvimento de uma infraestrutura é essencial. Com este novo projeto, podemos ter uma solução totalmente ecológica e única que permitirá aos clientes abastecerem as baterias de alta voltagem de maneira limpa em suas instalações”, afirmou o diretor de suporte ao cliente do BMW Group Brasil, Márcio Fonseca Filho.
Conforme a BMW, os primeiros testes foram satisfatórios, aumentando em 100 quilômetros a autonomia de um veículo elétrico após duas horas de recarga. Esse resultado permite avançar na ideia do uso de unidades móveis de recarga em eventos ou até mesmo em locais distantes, desprovidos de acesso à rede elétrica pública.
“O BMW Group considera a sustentabilidade um pilar essencial do seu negócio. Queremos impulsionar fortemente projetos de uso de recursos renováveis por meio, por exemplo, da viabilização de um novo ciclo de vida de nossas baterias de alta voltagem alimentados por energia solar”, comentou o diretor de operações do BMW Group Brasil, Vivaldo Chaves.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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