Avião elétrico da Rolls-Royce será lançado em junho
Modelo mais rápido do mundo na categoria é recarregado com energia solar ou com turbina de energia eólica


A Rolls-Royce anunciou que, em junho, deve lançar o avião 100% elétrico mais rápido do mundo. O modelo pode ser recarregado com energia solar ou com uma turbina de energia eólica. Todas as baterias, motores e geradores do avião funcionam de forma sustentável.
Em comparação com os modelos convencionais, a média da velocidade da aeronave é 20% menor. Dessa maneira, o trajeto de um voo de duas horas, por exemplo, seria completado em, aproximadamente, 24 minutos a mais. Mas a sua sustentabilidade compensa o maior tempo de voo, por meio do seu carregamento à base de energia solar ou uma turbina de energia eólica.
Segundo Rolls-Royce, o avião conseguirá atingir a velocidade de 480 km/h, menor, do que se comparada, por exemplo, a um avião comercial em voo de cruzeiro que atinge uma velocidade de aproximadamente 850 km/h.
Curiosamente, as viagens pelo ar poluem dez vezes mais que as feitas em trens, ônibus e carros. Os aviões correspondem a 2% da emissão mundial de carbono. De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) até 2037 o número de passageiros aéreos ultrapassará os oito milhões.
Dados da Agência Europeia de Meio Ambiente (AEA) apontam que, a cada voo realizado, uma aeronave emite 258 gramas de CO2 (dióxido de carbono) por passageiro.
“Ainda assim é difícil estabelecer uma mudança total dos modelos de combustão para os elétricos, ainda mais quando se trata de distâncias mais longas. O consumo a partir de agora, no entanto, precisa e deve ser mais consciente”, afirma o diretor-executivo da Rolls-Royce, Rob Watson. Ele acrescenta que construir o avião elétrico mais rápido do mundo é uma reformulação drástica no mundo da aviação. “Nosso objetivo não é bater nenhum recorde mundial, mas estar na vanguarda das transformações tecnológicas e, ao mesmo tempo, sermos ambientalmente conscientes”, acrescenta.
Com capacidade para apenas um passageiro, o modelo possui um novo sistema de propulsão com três motores elétricos auxiliares de alta intensidade. Eles funcionam com um pacote de baterias de 750 kW, que segundo a Rolls-Royce, dura, aproximadamente, três horas e meia cada um.
Já o sistema de refrigeração da aeronave é direto, para proteger as células das altas temperaturas, e hélices menores para reduzir os ruídos. Sua eficiência enérgica é de 90%. Além disso, todos os componentes do modelo são projetados dentro de um novo conceito que pretende não só percorrer a distância máxima em um curto espaço de tempo, mas modificar a capacidade elétrica do motor sem fazer com que ele produza resíduos tóxicos e prejudique o meio ambiente.
Outro diferencial do modelo convencional é a parte externa do avião. As são bem mais largas para impulsionar a subida da aeronave e a manter voando com uma propulsão menos elevada. Sem contar que elas ficam localizada na traseira, para compensar o peso dos motores e baterias.
Essa nova proposta faz parte do projeto conhecido como ACCEL (Accelerating the Electrification of Flight ou Acelerando a eletrificação do voo, em tradução livre). O time é composto pela a Rolls-Royce, a fabricante de motores e controladores elétricos Yasa e a empresa de aviação Electroflight. O recurso para colocar o plano em ação é proveniente do Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ATI) e do Departamento de Estratégia Empresarial, Energética e Industrial do Reino Unido.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura