17 milhões de carros elétricos foram vendidos no mundo em 2024
Comercialização de veículos eletrificados avançou 25% em relação a 2023, mostra estudo da IEA


Mais de 17 milhões de carros elétricos foram vendidos no mundo em 2024, um crescimento de 25% em relação ao resultado de 2023, quando pouco menos de 14 milhões de unidades foram comercializadas, mostra estudo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).
Conforme o estudo, os veículos elétricos responderam por 20% das vendas totais de automóveis no ano passado. A China seguiu como o principal mercado, representando quase dois terços dos emplacamentos globais. O país asiático registrou uma taxa de crescimento de quase 40% no segmento.
Uma parcela expressiva desse incremento corresponde aos híbridos plug-in (PHEVs), cujas vendas obtiveram avanço de 80%. Já as vendas de veículos 100% elétricos (BEVs) aumentaram 20%. Uma crescente demanda por carros elétricos com maior autonomia impulsionou essa tendência no mercado chinês.
O setor de mobilidade elétrica chinês também foi beneficiado por um programa de incentivo para a troca de carros antigos e menos eficientes por veículos mais sustentáveis, que inclui subsídios de quase US$ 3 mil para os consumidores.
Europa e Estados Unidos
Os Estados Unidos registraram crescimento de 10% nas vendas, puxado pelo lançamento de novos modelos de carros elétricos e a disponibilidade de créditos tributários, que fornecem ajuda financeira aos consumidores.
Já na União Europeia, o emplacamento de veículos elétricos cai 6%, em grande parte devido a redução de vendas na Alemanha, onde os subsídios para a aquisição de eletrificados foram removidos ao final de 2023.
Em contraste, as vendas avançaram na Grã-Bretanha, impulsionadas por políticas de redução de emissões do setor automotivo. Como resultado, o país emergiu como líder de emplacamentos de veículos elétricos na Europa, ultrapassando a Alemanha pela primeira vez.
Brasil
Conforme a IEA, países em desenvolvimento e mercados emergentes registraram um crescimento anual de 80% nas vendas de carros elétricos, embora esse avanço ocorra sobre uma base relativamente menor em relação a mercados mais maduros. Brasil e Indonésia obtiveram crescimento de 140% e 190%, respectivamente, na comercialização de veículos eletrificados.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), mais de 170 mil carros elétricos foram vendidos no Brasil em 2024, um novo recorde anual. O número inclui automóveis híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV).
Um estudo apresentado pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF) no ano passado prevê que as vendas de carros elétricos deverão quintuplicar no Brasil entre 2023 e 2027. Conforme o relatório, a eletromobilidade deixou de ser apenas um fenômeno de países ricos e locais como Tailândia, Índia e o próprio Brasil estão registrando recordes de comercialização conforme modelos mais acessíveis são lançados.
Leia mais:
Mais de 170 mil carros elétricos foram vendidos no Brasil em 2024
Vendas de carros elétricos devem quintuplicar no Brasil até 2027

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

