Veja as marcas de inversor solar mais vendidas no mundo em 2023
Embarques globais do equipamento cresceram 56% no ano passado, mostra levantamento da Wood Mackenzie


Os embarques globais de inversores fotovoltaicos cresceram 56% em 2023, atingindo volume anual de 536 GW, mostra levantamento da consultoria Wood Mackenzie. Conforme a pesquisa, as dez principais marcas responderam por 81% do mercado mundial e a China foi responsável por mais da metade das remessas.
As líderes do segmento, Huawei e Sungrow, expandiram a dominância de mercado e mantiveram a primeira e segunda posição, respectivamente. Em conjunto, as duas fabricantes capturaram mais de 50% de participação no mercado global, especialmente em razão da popularidade desses equipamentos em usinas de geração centralizada.
O pesquisador da Wood Mackenzie, Joseph Shangraw, apontou que é surpreendente que as duas marcas sejam capazes de aumentar a produção e manter o market share, ano após ano, em uma indústria em rápido crescimento. “Além dessas duas marcas, seguimos observando uma diversificação de mercado, com outras 11 fabricantes superando 10 GW em embarques em 2023.”
A Ginlong Solis ficou na terceira posição pelo segundo ano consecutivo, enquanto a Sineng subiu quatro colocações para o quarto lugar, impulsionada por um crescimento de 133% nos embarques em 2023.
Nove das dez líderes de vendas de inversores solares de 2023 são empresas chinesas, onde os fabricantes capitalizaram investimentos do país em energia solar para atender a demanda global e doméstica.
De acordo com a Wood Mackenzie, América do Norte e Europa também registraram crescimento superior a 100% no mercado de inversores fotovoltaicos, mas altamente concentrado no setor de geração centralizada, com fabricantes de inversores residenciais enfrentando um incremento mais lento na demanda e excesso de estoques em consequência de uma sobreoferta no início de 2022.
O mercado de inversores de energia solar dos Estados Unidos foi liderado pela Sungrow e pela Power Eletronics, enquanto a Europa teve como as marcas mais vendidas a Huawei, Sungrow e SMA.
Marcas de inversores solares mais vendidas no mundo em 2023:
- Huawei
- Sungrow
- Ginlong Solis
- Sineg
- Growatt

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

