Trina Solar avalia instalar fábrica de rastreadores solares no Brasil
Companhia chinesa analisa viabilidade da operação para atender requisitos de conteúdo local; empresa também quer avançar no mercado de geração distribuída do País


A Trina Solar avalia instalar uma fábrica de rastreadores solares no Brasil. A companhia chinesa analisa a viabilidade de montar uma operação de manufatura no País para atender a demanda de desenvolvedores de projetos por conteúdo local, requisito necessário para ter acesso a algumas linhas de financiamento.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
A informação foi divulgada pela presidente de módulos e células da Trina Solar, Helena Li, em entrevista realizada na Intersolar South America. A executiva descartou a possibilidade da produção de módulos fotovoltaicos no Brasil.
“Estamos avaliando fabricar nossos trackers aqui. Existe essa questão do conteúdo local. Estamos analisando para saber se é uma boa opção. Ainda não há uma decisão tomada”, disse Li.
Ela explicou que o Brasil é um grande mercado e alguns clientes questionam sobre equipamentos de fabricação local. “Ainda assim, é preciso comparar os custos e entender se pode haver mudanças nas regras. Não é fácil começar qualquer tipo de operação de manufatura fora da China.”
Maior presença na geração distribuída
Com forte presença em projetos de grande porte na geração centralizada, a Trina planeja ganhar mais participação no mercado de geração distribuída, composto por sistemas de menor porte instalados no local do consumo.
Esse segmento tem a maior fatia do setor solar em termos de capacidade instalada no Brasil, com 12,4 GW do total de 18 GW. “Estamos avaliando de que forma expandir nossa equipe local para atender oportunidades de projetos comerciais e industriais que ainda não cobrimos o suficiente”, detalhou Li.
A executiva acredita que, apesar das eleições e de incertezas econômicas, o setor solar brasileiro tem um potencial enorme e segue aquecido. “Nesse ano, deve haver impactos econômicos, como câmbio e custo de capital, mas isso está acontecendo no mundo todo. Ainda assim, não vejo ninguém fugindo do setor solar no Brasil.”
“Percebemos uma forte movimentação, com novas empresas e clientes. Parece com outros mercados emergentes há dez anos, como a Índia. Todos estão falando de energia solar e há muito potencial de crescimento”, assinalou Li.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

