Trina lança sistema de armazenamento integrado com energia solar
Fabricante também apresentou produtos e novidades tecnológicas para painéis e rastreadores solares na SNEC PV Power Expo


Durante a SNEC PV Power Expo, feira internacional do setor fotovoltaico realizada em Xangai, na China, que aconteceu nos dias 23 a 26 de maio, a Trina Solar apresentou produtos e novidades tecnológicas, com destaque para as soluções de sistemas integrados de energia solar fotovoltaica e armazenamento.
A empresa demonstrou a célula Trina de 306Ah, com mais de 12.000 ciclos de vida, o sistema de resfriamento líquido Trina Storage Elementa com vida útil prolongada, superior a 10.000 ciclos e produtos de armazenamento de energia residencial, bem como seu sistema de conversão de energia.
Tecnologia avançada i-TOPCon de tipo n
Durante o evento, a Trina Solar revelou sua nova tecnologia a i-TOPCon Advanced de tipo n. Com a novidade, a eficiência de célula atingiu 26% e a potência de saída do módulo de mais de 700W. O produto tem data prevista para começar sua produção em massa em 2024.
Outra novidade é o módulo HJT PV com saída máxima de potência de mais de 730W e eficiência de 23,5%, o que pode aumentar a geração de energia de 4 a 8%. A combinação de SMBB com encapsulamento de alta densidade permite que os módulos alcancem zero perda de corte e uma pegada de carbono ultrabaixa, 30% menor do que a tecnologia PERC.
O módulo iBC PV com potência máxima de 480W+ e eficiência máxima de 24% também foi apresentado. Os módulos possuem um design de contato traseiro completo e passivação total, com sombreamento de dedo não-frontal. Por fim, a Trina Solar destacou seus produtos de nova geração Vertex de tipo n de 210mm, com potências de 695 W, 605 W e 450 W, Vertex de tipo p com 670 W.
Rastreadores atualizados
Também estava em exposição na SNEC o Vanguard 2P de última geração, com sistema de controle de múltiplos motores, promete ser mais seguro, confiável e fácil de instalar do que os acionamentos mecânicos tradicionais. O rastreador pode ser adaptado a configurações de aplicação mais complexas, reduzindo o LCOE e melhorando o ROI do cliente.
Em ambientes desérticos, no deserto de Gobi e em áreas selvagens, o novo Vanguard 2P pode operar de forma estável por 1.200 horas em temperaturas tão baixas quanto -30°C. Os novos compostos poliméricos POM utilizados no rolamento esférico possuem alta resistência ao desgaste e alta rigidez, resultando em uma vida útil de fadiga de até 25 anos.
As matérias-primas externas utilizadas na fabricação do novo Vanguard 2P são submetidas a controle de qualidade em teste de névoa salina e teste de corrosão cíclica para garantir que sejam resistentes à corrosão em áreas de lama e costeiras, e seu nível de resistência à água e poeira atinge IP65 ou superior.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

