Soluções de energia solar para setor rural são apresentadas na Agrishow
Dinâmica Energia Solar destaca instalações que viabilizam aproveitamento de terra e sombreamento artificial no evento


A Dinâmica Energia Solar apresentará soluções de energia solar fotovoltaica voltadas para o segmento rural na Agrishow, feira agrícola que acontece entre 25 e 29 de abril em Ribeirão Preto (SP). Entre elas, o sombreamento artificial na pecuária por meio do uso de painéis solares.
De acordo com o diretor comercial da empresa, Artur Cantador Bernardo, o conceito do sistema é o mesmo que o utilizado em residências, economizando a energia que o cliente consome. Porém, a instalação permite o aproveitamento de terra e pode ser utilizado como abrigo para animais, como bezerros.
O executivo da Dinâmica destaca que a presença dos animais abaixo dos painéis solares não apresenta qualquer tipo de risco e ainda ameniza o estresse térmico. As placas fotovoltaicas, feitas de materiais como, células a base de silício, vidro, EVA, entre outros, que proporcionam uma redução na temperatura de até 5°C.
“O estresse térmico acontece quando os bovinos se encontram em temperatura e umidade fora da zona de conforto do animal. Promove alterações comportamentais e fisiológicas que resultam em diminuição na ingestão de alimentos e água, reduz o do ganho de peso e a fertilidade do animal, culminando em prejuízo econômico ao produtor”, detalhou Bernardo.
“Diante desta realidade, a utilização de sombras a pasto se torna uma opção vantajosa, pois diminui o estresse e aumenta a produtividade do rebanho”, disse o executivo. Além de sombreamento para bezerros, alguns sistemas de painéis solares desenvolvidos pela empresa também atendem a animais de maior porte.
Investimento e retorno
A empresa estima que, com investimento de aproximadamente R$ 480 mil, em uma área de 1 mil metros quadrados, é possível gerar energia para a produção de leite e beneficiar 50 bezerros com o sombreamento artificial.
“O sistema de energia solar propõe um retorno anual de energia em torno de R$ 110 mil, e o valor investido pode ser recuperado em pouco mais de quatro anos”, assinalou Bernardo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura