SMA anuncia inversor híbrido para mercado brasileiro
Solução Sunny Tripower Smart Energy permite conexão simultânea do sistema fotovoltaico com baterias e rede de distribuição


A SMA anunciou a disponibilidade no Brasil do inversor híbrido Sunny Tripower Smart Energy. Conforme a empresa, o novo equipamento pode ser usado em sistemas fotovoltaicos novos e existentes. Este tipo de solução permite a conexão do sistema fotovoltaico a um banco de baterias ao mesmo tempo em que ele está conectado à rede de distribuição (on-grid).
Esse tipo de equipamento é diferente daquele usado em aplicações off-grid com baterias, onde não há conexão com a rede. A fonte de alimentação de backup integrada garante um fornecimento de energia seguro e ininterrupto para certos eletrodomésticos, mesmo em caso de apagão.
“Os sistemas híbridos já são uma realidade no Brasil. Hoje existem muitos inversores instalados que não fazem injeção na rede. Acredito que já passou da hora de termos uma regulamentação que ajude essa tecnologia a contribuir com a geração de energia”, afirmou o Country Manager da SMA, André Gellers.
Disponível em quatro classes de potência (5 kW, 6 kW, 8 kW e 10 kW), o Sunny Tripower Smart Energy foi concebido principalmente para utilização em residências. Além disso, é compatível com baterias acopladas DC de alta tensão, de todos os principais fabricantes.
De acordo com a SMA, com este sistema, os operadores de usinas fotovoltaicas também se beneficiam da alta potência de carga que pode ser alcançada (até 30 A), o que permite que a bateria seja abastecida mesmo com poucas horas de luz solar. Desta forma, a casa conta com energia solar sustentável, 24 horas por dia.
Regulamentação de inversores híbridos no Brasil
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) deverá apresentar, ainda este ano, uma portaria que visa regularizar a utilização dos inversores híbridos no mercado fotovoltaico brasileiro. Trata-se de uma atualização da Portaria nº 004/2021 que aguarda apenas uma data para ser publicada e começar a valer em definitivo.
Autalmente, ainda não existe um regulamento para a utilização dos inversores híbridos conectados à rede. A legislação permite apenas a instalação de inversores para sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

