Ranking lista maiores fornecedores de inversores solares do Brasil em 2023
Levantamento da ePowerBay revela quais são os fabricantes líderes em participação no mercado nacional de geração distribuída


Um ranking elaborado pela ePowerBay, empresa de inteligência de mercado especializada no setor de energia renovável, listou quais foram os principais fornecedores de inversor de energia solar no mercado de geração distribuída (GD) do Brasil em 2023.
O estudo identificou 67 fabricantes atuando no País, com os 20 maiores sendo responsáveis pelo fornecimento de mais de 80% dos sistemas de energia solar em operação. As demais 47 empresas somam 13,37 % de market share, enquanto a parcela de marcas não identificadas é de 6,70%.
De acordo com o estudo, a fabricante de inversores com maior participação no mercado de GD solar do Brasil em 2023 foi a Growatt, que já havia sido líder no ranking de 2022. A Sungrow ganhou uma posição e ficou em segundo lugar. Deye, WEG e Fronius completam as cinco primeiras colocações.
Confira os fabricantes de inversores fotovoltaicos com maior participação no mercado brasileiro em 2023:
- Growatt
- Sungrow
- Deye
- WEG
- Fronius
- Huawei
- Sofar
- Solis
- Renovigi
- PHB
Brasil acrescentou 7,66 GW em geração solar distribuída em 2023
O Brasil acrescentou 7,66 GW em sistemas de energia solar de geração distribuída (GD) em 2023, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conforme a última atualização, o segmento, composto por instalações residenciais e comerciais de pequeno porte, registrou 640 mil novas conexões ao longo do ano, beneficiando 856 mil unidades consumidoras no país.
Os números podem ser maiores, pois ainda estão sujeitos a atualizações retroativas, conforme a disponibilidade de informações das concessionárias de distribuição. Até o momento, o mercado brasileiro de GD totaliza 25,8 GW, com 2,30 milhões de sistemas atendendo 3,31 milhões de consumidores.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

