Preciso desligar o sistema de energia solar quando viajo?
Entenda por que essa prática pode trazer prejuízos e prejudicar o funcionamento do equipamento fotovoltaico


O período de férias e de virada de ano, época em que muitas pessoas aproveitam para viajar, pode trazer a seguinte dúvida para pessoas que contam com um sistema de energia solar: já que eu não estou consumindo energia, devo desligar o meu gerador? A resposta é NÃO.
O sistema de energia solar fotovoltaico não deve ser desligado em períodos de pouco consumo. Pelo contrário, a interrupção pode gerar desvantagens, impactando diretamente o bolso do consumidor, com a perda de créditos de energia.
Dessa forma, o consumidor deixa de acumular créditos de energia, que podem ser usados para compensar a conta de energia elétrica em momentos de baixa produção solar, como durante a noite ou em dias nublados.
“Deixando o sistema ligado com baixo uso de cargas na residência, será benéfico ao consumidor que gerará mais créditos para sua Unidade Consumidora”, explicou o engenheiro do Portal Solar, Alexandre Rosa.
Além disso, o religamento do sistema pode gerar um consumo adicional de energia, com custos de reinicialização, e desgaste nos componentes do sistema, o que pode resultar em custos de manutenção e reparos a longo prazo.
Outro ponto negativo é que o desligamento do sistema de energia solar pode ocasionar em utilidade da rede convencional, que além de não ser benéfico para o meio ambiente devido à emissão de gases de efeito estufa, pode prolongar o payback.
Rosa destacou que apenas em situações de limpeza e manutenções o sistema deve ser deligado. O engenheiro pontuou que não é necessário nenhum cuidado adicional em período em que o consumidor não está em casa. “O Portal Solar realiza o projeto e instalação dentro das normas e com as melhores práticas possível, tornando o sistema seguro”, disse.
Como funciona a compensação de créditos de energia solar?
No Brasil, instalações de energia solar enquadrados na modalidade de geração distribuída podem fazer parte do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Criado pela Resolução Normativa 482/2012 (REN 482) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esse regramento foi incluído na Lei 14.300, que estabeleceu o Marco Legal da Geração Distribuída.
A energia produzida pelo painel solar pode ser consumida simultaneamente pelo imóvel. Caso isso não aconteça, por excesso de geração ou ausência de consumo, a energia excedente é injetada na rede elétrica, criando créditos que podem ser compensados na conta de luz, trazendo economia adicional para o consumidor.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

