MIT desenvolve bateria de armazenamento energético capaz de abastecer uma cidade inteira
Bateria tem capacidade para fornecer eletricidade para cerca de 100 mil residências, em qualquer horário do dia ou da noite


O Departamento de Mecânica e Engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciou recentemente o desenvolvimento de uma bateria de armazenamento de energia capaz de abastecer uma cidade inteira.
O protótipo, que armazena tanto energia solar quanto eólica na geração distribuída, tem viabilidade técnica para fornecer eletricidade conforme a demanda dos consumidor, em qualquer momento do dia ou da noite.
Sob coordenação do professor Asegun Henry, o projeto é, portanto, um esforço dos cientistas de equacionar uma das questões mais críticas do abastecimento à partir de fontes renováveis, que é a sazonalidade da geração elétrica e a dependência primordial de fatores naturais e mudanças climáticas.
A bateria do MIT possui capacidade de armazenamento energética para abastecer cerca de 100 mil residências em uma região. O sistema desenvolvido armazena energia elétrica na forma de calor em tanques de silício fundido e permite injetar o excedente na rede elétrica.
Para obter esta bateria solar de silício, os cientistas utilizaram uma mistura de altas temperaturas e tecnologia de ponta, com células solares fotovoltaicas em “cascata” termodinâmica e sal derretido, sendo possível alcançar temperaturas a 2000 °C em tanques de silício.
O silício permite a emissão de luz tão intensa que pode ser utilizada em painéis fotovoltaicos para produzir energia, resultando num sol “artificial”. E, quando se pretender recuperar a energia armazenada, o silício é transferido de um tanque para outro e garante que irá manter o material mais quente 400 °C.
O protótipo ainda não é utilizado em grandes escalas, mas os cientistas estimam que o sistema custaria metade do que o armazenamento hidroelétrico bombeado. Desta forma, ficaria mais acessível do que as baterias tradicionais de lítio.
Em contraste com a hidroelétrica bombeada, o design do sistema é geograficamente ilimitado, podendo ser instalado em qualquer local, independentemente da paisagem.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

