Longi Solar eleva eficiência de conversão de células fotovoltaicas
Segundo a vice-presidente da companhia, estratégia é maximizar performance dos produtos buscando a melhor rota tecnológica


A Longi Solar estabeleceu um novo recorde de eficiência de conversão em célula solar de silício monocristalino de grande área, tecnologia conhecida como N-type bifacial TOPCon, chegando ao valor de 25,21%. A marca foi atestada pelo Instituto de Pesquisa em Energia Solar de Hamelin (ISFH), localizado na Alemanha. Em abril, a fabricante já havia quebrado o mesmo recorde, registrando valor de eficiência de 25,09%.
“Com as metas ambiciosas que estabelecemos para nós mesmo, nossa abordagem é seguir pela melhor rota técnica, maximizando a performance de produtos e buscando as mudanças necessárias para a inovação tecnológica”, declarou a vice-presidente e diretora do centro de pesquisa e desenvolvimento de células da Longi Solar, Li Hua.
Leia mais: Longi Solar atinge marca de 25,09% de eficiência em célula solar
A Longi também divulgou ter batido as marcas mundiais de eficiência de conversão para células fotovoltaicas de tamanho comercial da tecnologia de junção de silício amorfo e cristalino (Hetero Junction Technology - HJT) e para células de silício monocristalino de tamanho comercial (P-type monocrystalline bifacial TOPCon), com valores de 25,26% e 25,02%, respectivamente. Os recordes também foram atestados de maneira independente pelo ISFH.
Leia mais: Longi aplica aumento médio de 12% no preço de wafers
A companhia avalia que o desenvolvimento de novas tecnologias de geração de energia é um fator essencial para atingir a meta da China de neutralidade de carbono até 2060, e destacou que a alta eficiência de módulos e células fotovoltaicas permitirão que a empresa mantenha uma posição de liderança na indústria, contribuindo para o cumprimento dos objetivos de descarbonização.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

