Iluminação inteligente com uso da tecnologia solar
Produtos oferecem boa luminosidade e utilizam energia renovável


Pensando em aliar as tecnologias do mercado de iluminação e proporcionar projetos mais eficientes, sustentáveis em empresas, indústrias, comércio e áreas públicas, a Reymaster, distribuidora de materiais elétricos, em parceria com a Philips, oferecem ao mercado três modelos de luminárias que utilizam a tecnologia solar fotovoltaica, capazes de produzir energia mesmo em dias nublados ou chuvosos.
Já disponíveis no mercado brasileiro, os produtos, além de intuitivo e de fácil instalação, deixam os ambientes externos mais iluminados e seguros. Na visão do engenheiro e promotor técnico da Reymaster, Gustavo Batista, as soluções trazem também proteção ao meio ambiente. “Sem poluição, ruído ou radiação, não necessitam de infraestrutura como cabos e eletrodutos, por exemplo”, disse Batista.
Veja os modelos que são as novas tendências em iluminação inteligente e sustentável.
Luminária SunStay:
Luz solar integrada com bateria de fosfato de ferro-lítio, painel solar e carregador integrado. O suporte de montagem em poste permite diferentes ângulos de inclinação, laterais e montagem.
Características: Autonomia de mais de 24 horas com sensor de presença e perfil de dimerização; fluxo luminoso de até 4.500 lúmens.
Benefícios: Luz para áreas sem acesso à rede elétrica; economia de energia; preservação da paisagem sem a necessidade de valas para cabeamento.
Smartbright Integrada:
Ideal para áreas externas. Combina luz limpa e de alta qualidade com economia de energia e manutenção reduzida.
Características: alta taxa de conversão de energia com painéis solares monocristalinos; controle de luz e dimerização em operação automática do crepúsculo ao amanhecer; detecção de movimento baseada em sensor de micro-ondas; alta eficácia luminosa de até 12 mil lúmens.
Benefícios: Perfeito para a substituição individual de luminárias SON ou HPL convencionais. Investimento inicial com iluminação de boa qualidade e com baixo consumo de energia.
Smartbright Solar Flood Light:
Disponível nos modelos 10W, 20W, 30W e 48W, com controlador de carga e bateria acoplada dentro do projetor. Acompanha controle remoto, sendo possível programar o tempo de funcionamento de 3, 5 e 8 horas; reinício e modo automático. Possui ajuste de brilho e intensidade de luz.
Benefícios: Com o controle remoto e a programação do tempo de funcionamento, é possível ter economia de energia e luzes com maior eficiência energética.
Veja mais sobre energia limpa.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

