Gerenciamento inteligente de energia promete otimizar produção fotovoltaica
SolarEdge Home chega ao Brasil como solução para controle autônomo de energia solar residencial


O SolarEdge lançou no mercado brasileiro uma solução de gerenciamento residencial que promete ajudar o cliente a otimizar a geração do sistema de energia solar conforme o perfil de consumo. O Country Manager da empresa no Brasil, Juliano Pereira, afirmou que o SolarEdge Home toma decisões de acordo com a rotina e preferências dos moradores da casa.
“É preciso que uma série de decisões sejam tomadas constantemente, e para o consumidor final é muito desafiador fazer isso por conta própria, então a SolarEdge Home faz isso pelo cliente”, pontuou o executivo.
Em entrevista exclusiva ao Portal Solar, Pereira explicou que o SolarEdge Home se trata de um ecossistema, controlado pelo aplicativo mySolarEdge, que capta mais energia solar com a tecnologia dos otimizadores de potência (Corrente Contínua Acoplada), armazena mais energia na bateria para alimentar a casa e fornece backup durante interrupções.
Além disso, a solução gerencia e rastreia o uso de energia solar, permitindo economia e redução de emissões de carbono. Novidade no Brasil, o produto já é bastante utilizada em outros países que a Solar Edge Energy atua.
“O objetivo desse ecossistema é permitir que o cliente final residencial consiga atender as suas necessidades, que estão em constante evolução, de acordo com o perfil de consumo, preferências e estilo de vida. E ao mesmo tempo que ele atenda às necessidades do setor energético, que também evolui constantemente”, disse o executivo.
Composto pelos inversores Home Hub e Home Wave, otimizador de potência, bateria, interface de backup e sistema operacional inteligente, a solução permite aos proprietários de casas aumentarem a economia e a suficiência de energia por meio da otimização da produção, consumo e armazenamento da energia solar.
“Nós acreditamos que o gerenciamento inteligente de energia é fundamental já que os custos e o consumo de eletricidade continuam a crescer. Soluções inovadoras que podem sincronizar múltiplas fontes de energia, cargas de consumo e armazenamento de bateria são cruciais para se ter independência e sustentabilidade no futuro”, destacou Pereira.
O executivo contou que o produto está em desenvolvimento para o mercado brasileiro desde 2020 e que o momento atual do setor solar no Brasil, com fortes discussões sobre armazenamento e a Lei 14.300 foram levados em consideração para o lançamento da solução em 2023.
“Existem uma série de fatores que vão alterar a forma como o consumidor interage com o setor energético, a 14.300 foi um primeiro passo. Entendemos que a partir dela, uma série de outras dinâmicas podem começar a acontecer, quando isso acontecer promove a solução, a adoção de baterias, de armazenamento. E o ecossistema está preparado para isso”, detalhou.
Solução para grandes indústrias
O Solar Edge Home é uma aplicação exclusivamente residencial, porém, o executivo sinalizou que a companhia já está trabalhando em uma versão para grandes indústrias. O conceito é o mesmo, porém a capacidade e a escala permitem comportar usinas de maior porte.
“Existe um desenvolvimento do conceito do SolarEdge home para sistemas comerciais industriais, para aplicações de maior porte. Inclusive na Intersolar de Munique, a Solar Edge fez uma pré-apresentação desse produto, demonstrando o conceito, que é muito similar ao SolarEdge Home. A única diferença é a realidade, a escala, os desafios e a demanda desse perfil de consumidor."
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

