Eternit pretende produzir telhas fotovoltaicas em massa a partir do segundo semestre

Com produção na fábrica da Tégula Solar, marca do grupo, linha está em atividade, mas apenas para projetos-piloto destinados à geração de energia solar em residências, comércios e agronegócio

ETERNIT PRETENDE PRODUZIR TELHAS FOTOVOLTAICAS EM MASSA A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE
Portal Solar

A Eternit, empresa especializada em coberturas e que recentemente anunciou a produção de telhas para o segmento solar, acaba de concluir quatro projetos de telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10. A empresa realizou a instalação do sistema em janeiro e fevereiro deste ano e a próxima está prevista para ocorrer na segunda quinzena de março.

Com produção na fábrica da Tégula Solar, marca do grupo, a manufatura opera apenas para projetos-piloto destinados à geração de energia solar fotovoltaica em residências, comércios e agronegócio. As primeiras telhas fotovoltaicas da empresa foram instaladas nas cidades de Ourinhos (SP), Marília (SP), Itaipava (RJ) e Cambé (PR).

Agora, a companhia pretende produzir em massa e comercializar as telhas fotovoltaicas a partir do segundo semestre deste ano. Estimativa mostra que, com a utilização de 560 telhas, a produção de energia pode chegar a 550 kWh/mês, com economia mensal na conta de luz em torno de R$ 390.

A organização também vai oferecer a telha fotovoltaica no formato ondulado de fibrocimento, chamada de Eternit Solar, que aguarda a homologação do Inmetro para iniciar os testes de campo em projetos-pilotos. A Eternit lançou as telhas fotovoltaicas em setembro do ano passado, com a aplicação do conjunto de células fotovoltaicas de silício diretamente no cimento.

Cada telha da Eternit Solar produz 9,16 watts e tem dimensão de 365 x 475 mm. A capacidade de produção média mensal de uma única telha é de 1,15 kilowatt-hora por mês (kWh/mês). Os modelos em concreto têm duas opções de acabamento e cinco cores: cinza grafite, cinza pérola, marfim palha, bege colonial e vermelha.

Segundo o diretor comercial do Grupo Eternit, Rodrigo Inácio, a estimativa é que essa tecnologia permita ao consumidor uma economia entre 10% e 20% no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos painéis solares montados em cima de telhados comuns. O retorno sobre o investimento ocorre entre de 3 a 5 anos, dependendo do sistema.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Cristiane Pinheiro

Cristiane Pinheiro

Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.

Artigos que podem te interessar

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura

A ESTRUTURA VITAL DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES - COG
Tecnologia

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG

A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.

29/10/20255 min de leitura