Energia solar flutuante ganha escala: conheça os principais projetos no Brasil e no mundo
Tecnologia traz vantagens no aproveitamento de espaço e no desenvolvimento de sistemas híbridos


Portugal realizou na última segunda-feira (05/04) seu primeiro leilão de energia solar flutuante. O certamente teve como vencedoras EDP, Voltalia e Endesa e terminou com 183 MW de capacidade contratada.
O maior lote, conquistado pela EDP, permitirá a instalação de 154 MW de energia renovável, incluindo a hibridização com capacidade eólica. O governo português considerou o leilão um sucesso, garantindo preços baixos de energia.
A iniciativa ilustra o crescimento da energia solar flutuante no setor elétrico mundial. Esse tipo de projeto é vantajoso para regiões com terrenos escassos e áreas de água disponíveis, além de trazer potencial de geração hibrida quando instalada em reservatórios de hidrelétricas.
Maior projeto de mundo
No final de 2021, a China conectou o projeto Wenzhou Taihan de 550 MW, a maior usina solar fotovoltaica do mundo. O empreendimento, desenvolvido pela Astronergy/Chint Solar, conta com mais de 1,4 milhão de módulos, cobrindo uma área de 4,7 km quadrados, e gera energia o suficiente para atender 130 mil residências.
A instalação combina geração de energia com piscicultura, ajudando a regular a temperatura e a quantidade de oxigênio na água, tornando-a mais adequada para a criação de peixes.
Potencial no Brasil
O Brasil possui as maiores bacias hidrográficas do mundo, um enorme parque hidrelétrico e uma incidência solar privilegiada. Esses fatores ilustram o forte potencial para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos flutuantes.
A primeira usina do tipo no Brasil foi realizada pela Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf), do Grupo Eletrobrás. Foram implementados painéis fotovoltaicos flutuantes em área de 10 mil metros quadrados na hidrelétrica de Sobradinho, no interior da Bahia.
Outros projetos pilotos estão sendo desenvolvidos no País, como o da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) na represa Billings, em São Paulo. É a primeira usina fotovoltaica flutuante a partir de módulos fabricados no Brasil.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

