Eficiência de célula fotovoltaica de perovskita bate novo recorde
Pesquisadores alemães desenvolveram tecnologia com 29,15% de eficiência, superando os 28% alcançados anteriormente


Pesquisadores de todo mundo trabalham para tornar a tecnologia de células solares ainda mais eficientes. Uma equipe de investigadores da Helmholtz-Zentrum Berlin (HZB) desenvolveu uma célula de perovskita que alcançou um novo recorde mundial, com eficiência de 29,15%. A informação foi publicada na revista Science.
Segundo os pesquisadores, para se ter uma ideia desse novo recorde, 95% dos painéis fotovoltaicos instalados hoje têm por base células solares de silício, um material que é abundante na crosta terrestre, e que permite tirar um rendimento da luz solar de 27%.
A eficiência de 29,15% superou o recorde anterior de 28%. Essa nova conquista está cada vez mais próxima da meta de eficiência de longo prazo para uma célula solar de perovskita/silício, que seria de 30%.
Outra novidade é que os cientistas estão otimistas de que o “limite” de 30% para esse tipo de célula possa ser superado, alcançando-se ainda maior eficiência energética solar. A perovskita e o silício foram desenvolvidos separadamente como materiais semicondutores para painéis solares.
A perovskita (óxido de cálcio e titânio, CaTiO3) é um mineral relativamente raro, ocorrendo na forma de cristais ortorrômbicos (pseudocúbicos). A estrutura é constituída por átomos ou moléculas dos cristais que é ABX3. Isso significa que tem três componentes diferentes, organizados de modo cúbico. Trata-se de uma estrutura conhecida e usada em vários dispositivos, mas aplicado às células solares é relativamente recente.
Saiba mais sobre a energia fotovoltaica
Os cientistas enxergam a perovskita como um potencial inexplorado e têm feito experiências com este material, combinando-a com outros materiais. Comprovadamente superiores e muito mais baratas – para um patamar comparável ao das tradicionais células solares de silício, as perovskitas oferecem um futuro ainda mais promissor para os sistemas de energia solar.
Segundo pesquisadores, esse elemento é 500 vezes mais fino que o silício e, portanto, são flexíveis e ultraleves. Sem contar que são muito eficientes, permitindo altas taxas de conversão solar.
Saiba sobre o painel solar flexível

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

