Curitiba terá energia solar fotovoltaica em estações de ônibus
Projeto será desenvolvido pela UFPR e irá utilizar painéis flexíveis para abastecer consumo de portas automáticas, elevadores e iluminação dos terminais


A cidade de Curitiba (PR) terá energia solar fotovoltaica em suas estações de ônibus. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será a responsável pelo projeto que vai testar duas tecnologias para geração renovável nas estações-tubo a partir de módulos solares orgânicos. A instituição vai acompanhar a aquisição, a instalação e a eficiência energética das células e validar a melhor opção a ser adotada pela cidade.
A ideia surgiu depois de um estudo de doutorado conduzido na UFPR. Conforme a universidade, serão instalados painéis flexíveis e leves, os OPVs (Organic Photovoltaics), filmes fotovoltaicos orgânicos. Os OPVs são materiais novos, feitos com polímeros e diferentes dos painéis solares rígidos comumente utilizados neste tipo de processo, feitos de silício.
“A superfície do telhado das duas estações-tubo serão adesivadas com vários painéis de OPVs, conectados em paralelo e posteriormente a um inversor. A energia gerada será usada para o consumo da própria estação, com a abertura e fechamento das portas, elevador, iluminação e pontos de carga USB para celulares”, detalhou a professora e coordenadora do projeto na UFPR, Lucimara Stolz Roman.
A energia convertida pelos módulos solares vai ser usada para a iluminação, funcionamento da catraca e das portas automáticas das estações. Quando a energia gerada for maior que a utilizada, ela será distribuída para a rede. Ao final do processo, a ideia é realizar um projeto em outras estações-tubo e corredores de transporte – entre eles o Leste-Oeste, projetado para operar com veículos elétricos.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

