Células solares ultrafinas podem transformar qualquer superfície em fonte de energia
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram tecnologia que pode ser aplicada em tecidos


Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram células solares que conseguem transformar qualquer superfície em fonte de energia. A tecnologia têm um formato extremamente fino – mais do que um fio de cabelo humano - e é flexível e leve, com um centésimo do peso de um painél convencional.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
Há seis anos, o mesmo laboratório desenvolveu células solares utilizando uma classe de materiais de película tão leve, que eram capazes de ficar sobre uma bolha de sabão. No entanto, a tecnologia era complexa demais, tornando a fabricação economicamente inviável. Dessa vez, a técnica de fabricação, baseada na impressão de um material análogo a tinta, torna possível o ganho de escala.
Essa tecnologia poderia ser integrada a diferentes tipos de superfícies. Por exemplo, nas velas de um navio para fornecer energia durante a navegação, nas asas de um drone ou na cobertura de uma barraca. Esse equipamento solar poderia ser facilmente aplicável com pouca exigência na instalação.
Ao testar o dispositivo, os engenheiros do MIT descobriram que as células poderiam gerar 730 watts de potência por quilo, se feito de maneira independente, e aproximadamente 370 watts por quilo, se implementado no tecido comercialmente conhecido como Dyneema de alta resistência. Dessa forma, as células conseguem gerar 18 vezes mais energia por quilo.
O pesquisador e coautor do estudo, Mayuran Saravanapavanantham, explicou que uma instalação solar típica de telhado em Massachusetts é de cerca de 8.000 watts. Neste sentido, para gerar a mesma quantidade de energia, o tecido fotovoltaico adicionaria apenas cerca de 20 quilos (44 libras) ao telhado de uma casa.
Os pesquisadores também testaram a durabilidade dos dispositivos e descobriram que, mesmo depois de enrolar e desenrolar mais de 500 vezes em um painel solar de tecido, as células ainda retinham mais de 90% de suas capacidades iniciais de geração de energia.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

