Célula de perovskita com 28,6% de eficiência poderá ser fabricada em massa
Desenvolvido pela Qcells, produto é mais um avanço rumo a comercialização de painéis solares baseados na tecnologia


A Qcells, fabricante sul-coreana de painéis solares, anunciou ter alcançado uma eficiência de conversão de 28,6% em uma célula fotovoltaica de perovskita de formato padrão M10. O feito possibilita a fabricação em massa e torna mais próxima a comercialização da tecnologia inovadora.
Para atingir essa eficiência, foi utilizada a técnica tandem, que consiste em empilhar uma célula de perovskita, um material considerado extremamente promissor para a fabricação de equipamentos fotovoltaicos, sobre uma célula de silício para aumentar a absorção de luz.
“A tecnologia de células tandem desenvolvida na Qcells acelerará o processo de comercialização dessa inovação e proporcionará um grande avanço no desempenho fotovoltaico”, disse Danielle Merfeld, Diretora de Tecnologia Global da Qcells.
Em 2023, a empresa anunciou um investimento de US$ 100 milhões em uma linha piloto de produção de células solares tandem de perovskita na fábrica de Jincheon, na Coreia do Sul. Na ocasião, a Qcells anunciou como meta comercializar as células até 2026.
Mais energia em menos espaço
A eficiência de um painel solar representa o seu potencial de conversão da luz solar em energia elétrica por metro quadrado. Quanto maior esse valor, maior será a energia produzida em uma mesma área de instalação. Atualmente, as placas solares comercializadas no mercado mundial contam com eficiência entre 22% e 24%.
Leia mais: Célula solar de perovskita atinge eficiência de 33,9% e quebra recorde mundial
O valor de eficiência da Qcells foi cerificado pelo laboratório do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE) e baseia-se em célula superior de perovskita e uma célula inferior de silício. O valor de 28,6% é referente a área total de uma célula M10 (aproximadamente 330,56 cm²) produzida na linha piloto de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha, utilizando um wafer de silício padrão industrial que pode ser interconectado em um módulo industrial.
Conforme a companhia, essa abordagem foca em processos comerciais e ferramentas que podem ser facilmente escaladas para fabricação em massa, em vez de demonstrar apenas um conceito em ambiente de laboratório.
A maior eficiência de conversão de luz solar em eletricidade aumenta a potência por área, reduzindo o número de painéis solares para alcançar a mesma produção de energia. Esse avanço tem o potencial de reduzir ainda mais o custo da energia solar e a área para a instalação de usinas, tornando a fonte ainda mais acessível, econômica e sustentável.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

