Avanço da energia solar traz preocupação com descarte regular de inversores
Componentes dos equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados e reaproveitados, impedindo riscos de poluição do solo


A cooperativa especializada em lixo eletrônico, Coopermiti, fez um alerta para o descarte sustentável de inversores solares. Com o crescimento do mercado de energia solar, aumentou também a preocupação com os resíduos eletrônicos gerados com a manutenção dos sistemas, como inversores solares quebrados ou sem uso.
Em comunicado, a companhia explicou que, assim como a maioria dos equipamentos eletrônicos, os inversores também possuem materiais internos, que quando reciclados, podem voltar a ter uma vida útil na indústria.
No entanto, se os inversores forem descartados em aterros sanitários tradicionais, podem contribuir com a poluição do meio ambiente. Na natureza, o lixo eletrônico pode liberar substâncias tóxicas como mercúrio, cobre e cádmio, além de impedir que os outros componentes sejam reaproveitados.
Para evitar que isso aconteça, a Coopermiti destacou que encaminhar os aparelhos para um ecoponto ou um centro especializado em e-lixo é uma solução. Para isso, a empresa conta com postos de coleta espalhados pela cidade, mas também realiza parcerias com instituições, empresas e indústrias para retirada de resíduos eletrônicos.
"É importante que o usuário procure pela descaracterização do inversor solar, é isso que vai garantir que este equipamento tão importante para a economia de recursos naturais, tenha um destino igualmente verde. Aqui na Coopermiti, nós emitimos um laudo que confirma que os inversores foram descartados de forma segura e sustentável, uma garantia a mais para empresas, condomínios e residências que optaram pela energia solar", disse o presidente da Coopermiti, Alex Pereira.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

