Energia Solar Fotovoltaica: a revolução energética já começou no Brasil
A tecnologia fotovoltaica vem conquistando espaço e a capacidade instalada vem aumentando significantemente


Na última década, a diversificação da matriz energética mundial, com inclusão das fontes de energia renovável, vem sendo discutida e encarada como uma necessidade para preservação do meio ambiente. As metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e a política de créditos de carbono contribuem para tal discussão e impulsionam os países desenvolvidos a investir nessas fontes alternativas de energia, e dentro deste cenário, a energia solar fotovoltaica vem ganhando papel de extrema relevância e é a que mais cresce atualmente no mundo.

Projeção de expansão de energia solar na matriz energética brasileira (ANEEL 2015)
Desenvolvimento FV no Mundo
Até o final de 2015, a capacidade total instalada desse tipo de fonte no mundo superou os 227 GW. O valor seria suficiente para produzir pelo menos 261 TWh de eletricidade por ano, índice equivalente ao consumo energético de 73 milhões de casas europeias. China, Alemanha, Japão e Estados Unidos foram os líderes em capacidade instalada. A meta chinesa para os próximos quatro anos (2016-2020) é instalar 20GW por ano; o Japão e os Estados Unidos (terceiro e quarto no ranking mundial, respectivamente) devem expandir sua capacidade instalada em torno de 10GW ao ano. A Alemanha já produz grande parte da sua necessidade energética através de painéis solares e de acordo com o seu plano energético a longo prazo, denominado de Energiewende, o país deve abandonar as fontes poluentes de energia até 2022, com o desligamento de suas usinas nucleares. De acordo com IEA (International Energy Agency), a energia solar fotovoltaica representará mais de 10% da matriz energética mundial até 2050. Desse total, mais de 60% corresponderá à geração distribuída (instalações residenciais, comerciais e industriais).

Desenvolvimento FV no Brasil
No Brasil, o setor de Energia Solar Fotovoltaica ganhou força a partir de 2012, quando se aprovou a regulamentação para conexão e compensação de geradores distribuídos. A partir daí, vem se destacando dentro de dois grandes segmentos, a geração distribuída, que abrange a instalação de sistemas solares fotovoltaicos em telhados e fachadas de edifícios residenciais, comerciais, industriais e públicos. E a geração centralizada, que vem ganhando impulso a partir de leilões centralizados. Nesta modalidade grandes centrais de geração são contratadas para atender a demanda energética nacional.

Número de instalações fotovoltaicas em geração distribuída no Brasil até final de junho/2016 – Fonte: Aneel Julho/2016

Potência Instalada Fotovoltaica em kWp – Geração Distribuída no Brasil até final de junho/2016 – Fonte: Aneel Julho/2016O mercado brasileiro vem se desenvolvendo e está em plena expansão, na última década houve aumento significativo de empresas atuantes no setor – surgiram desde pequenos instaladores e empresas distribuidoras a integradores e fabricantes de placas nacionais. No entanto, o setor carece de profissionais qualificados para atuar no mercado.Dentre os profissionais atuantes no setor, há um que é de extrema importância: o integrador. Ele é o responsável por fornecer a solução completa ao cliente, ou seja, é peça essencial nesse meio. Para melhor entender o mercado nacional e questões como tendência de demanda, custos e retorno de investimentos na área, faz-se necessária uma análise sobre os integradores. Que você encontrará no E-BOOK: Guia para Empreendedores Fotovoltaicos | Parte 2. (http://www.enovasolar.com.br/e-book-guia-para-empreendedores-fotovoltaicos-parte-2/ )
Fatores de atratividade

Média nacional do CAPEX (Capital Expenditure – Custo)unitário pelas empresas IntegradorasA expansão do setor fotovoltaico é notória, mas o mesmo enfrenta alguns desafios que devem ser considerados. Empreendedores encontram muitas dificuldades para se estabilizarem, mas dotar estratégias competitivas é o diferencial para uma empresa ter sucesso neste mercado.
Saiba mais sobre a eficiência energética
E-book: Guia para Empreendedores Fotovoltaicos | Parte 2
Quer saber como identificar a melhor localização para instalar um sistema FV, os valores das tarifas de Energia Elétrica, custo financeiro, fonte de financiamento e os perfis dos investidores do setor Fotovoltaico no Brasil? Baixe gratuitamente o Guia e fique por dentro do que acontece no mercado Fotovoltaico brasileiro.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura