Watt: o que é e quais as unidades de potência elétrica?
Veja o que é unidade de potência e termos como megawatt, gigawatt, watt-pico e watt-hora, além de exemplos de potência na geração de energia.


No mundo da energia elétrica, sempre falamos sobre watt, megawatt e gigawatt. Porém, nem todas as pessoas têm o conhecimento exato do que essas unidades significam.
Por isso, o Portal Solar preparou esse conteúdo para que você tenha uma noção básica do que representam esses termos que, entre outras coisas, dimensionam a potência de um sistema de energia fotovoltaica.
O que é watt?
Watt nada mais é do que uma unidade de potência utilizada para quantificar a energia que é transferida em um segundo, padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).
O significado de watt é a definição da taxa de conversão de energia elétrica em outro tipo de energia por unidade de tempo. Sendo o watt (W) equivalente a um joule (J) por segundo.
O nome da medida surgiu em homenagem ao engenheiro escocês, James Watt, criador da máquina a vapor. Ela serve para quantificar a energia transferida por segundo e é medida em joule.
O que um watt mede?
O watt mede a potência, que é a taxa de transferência ou conversão de energia por unidade de tempo.
Nas residências, elas são medidas em quilowatt-hora (kWh), sendo que nas contas o valor do consumo é calculado com a soma das potências de todos os equipamentos em kW e a quantidade de horas/dias contabilizados durante o período de leitura da fornecedora de energia.
Quais são os múltiplos de watt?
Os múltiplos de watt são:
- Quilowatt (kW): corresponde a mil watts.
- Megawatt (MW): corresponde a um milhão de watts.
- Gigawatt (GW): corresponde a um bilhão de watts.
- Terawatt (TW): corresponde a um trilhão de watts.
O que é potência elétrica?
A potência elétrica tem a função de quantificar a energia que um circuito elétrico precisa para funcionar durante um determinado espaço de tempo. Dessa forma, quanto maior for a potência mais alto também será o gasto de energia, isso faz com que os chuveiros e ares-condicionados sejam os maiores consumidores de energia elétrica.
De acordo com o SI, a unidade de medida da potência elétrica é representada pelo watt. Com isso, a grandeza pode ser calculada por corrente (A), tensão (V) e resistência elétrica (Ω).
A potência elétrica pode ser utilizada para indicar a energia gasta em instalações elétricas, sendo explorada em dispositivos como receptores, geradores e resistores pelo fato de consumir, gerar e produzir calor, devido ao joule.
Quais são os tipos de potência elétrica?
Na potência elétrica, existem a corrente contínua e a corrente alternada. No primeiro caso, as unidades sempre fluem na mesma direção entre os terminais positivos e negativos. Já na corrente alternada, o alinhamento se reveza. Esse movimento pode ser feito por meio de um transformador.
Além disso, dentro da corrente alternada ainda existem três tipos de potência elétrica: a potência ativa, reativa e aparente.
Potência elétrica ativa
Também conhecida por potência elétrica real ou útil, é a unidade de medida que consegue converter a energia elétrica em outra que possa ser utilizada para produzir luz, movimento e calor.
Potência elétrica reativa
Já a reativa é também chamada de potência elétrica inútil, pois trata-se daquela que não foi usada na conversão de energia elétrica, sendo armazenada e restabelecida no gerador.
Potência elétrica aparente
Por fim, a aparente é a potência elétrica total de um circuito, uma vez que é capaz de fazer a junção entre a potência ativa e a reativa.
Quais são as unidades de potência?
Watt-pico
O Watt-pico é uma unidade de potência criada especialmente para medição em um painel solar fotovoltaico, que simboliza a capacidade máxima de geração sob condições ideais de funcionamento.
Isso ocorre porque os painéis solares podem variar em potência de acordo com a irradiação da luz solar. Um mesmo painel pode gerar potências diferentes ao meio-dia e ao fim da tarde, por exemplo.
Watt-hora
Essa não é uma unidade usada para medir potência, apenas energia. Digamos que um aparelho de 200 W permaneça ligado por 4 horas consecutivas. Seu consumo é de 800 Wh. A energia elétrica consumida por uma residência é medida em quilowatt-hora (kWh).
Exemplos de potência na geração de energia
- Sistema de geração solar residencial: 90 kW
- Usina Solar São Gonçalo (PI): 475 MW
- Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I: 1,5 GW
- Usina hidrelétrica de Itaipu: 14 GW
Nosso conteúdo sobre watts, megawatts e gigawatts foi útil? Então, aproveite para conhecer mais sobre assuntos relacionados, lendo o texto sobre como funciona a energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

