Estádios da Eurocopa 2024 serão abastecidos com energia renovável
Cinco das dez arenas da competição, realizada na Alemanha, contam com sistemas próprios de energia solar fotovoltaica


A Eurocopa 2024, principal competição entre seleções europeias de futebol masculino, acontece na Alemanha entre 14 de junho e 14 de julho. Organizado pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), o torneio terá entre seus objetivos ser uma referência de sustentabilidade entre eventos esportivos.
Uma das iniciativas para cumprir essa ambição é o uso de energia renovável, que abastecerá todos os estádios que receberão partidas do campeonato. Isso será viabilizado por usinas de energia limpa espalhadas pelo país e com instalações de energia solar fotovoltaica nas próprias arenas.
Leia mais: Copa América 2024 terá sete estádios com energia solar
Dos dez estádios, cinco contam com sistemas próprios de geração fotovoltaica e outro tem um projeto em desenvolvimento, com instalação prevista após a competição. Conheça os campos de futebol da Euro 2024 que são abastecidos com energia solar:
Estádio Olímpico de Berlim
Capacidade: 71 mil pessoas
Time local: Hertha Berlin
O maior estádio da Eurocopa 2024, receberá seis partidas da competição, incluindo a grande final. A arena conta com um sistema de energia solar com 1.614 painéis fotovoltaicos que geram quase 615 mil kWh de eletricidade por ano, o que corresponde a demanda de 205 casas. A usina abastece a iluminação, refrigeração e ventilação do estádio, entre outras aplicações.
Signal Iduna Park – Dortmund
Capacidade: 62 mil pessoas
Time local: Borussia Dortmund
Dono da maior média de público da Europa, o estádio receberá seis partidas, incluindo uma das semifinais. Desde 2011, o campo conta com uma instalação fotovoltaica com 9 mil placas solares que cobrem uma área de quase 8,3 mil metros quadrados e geram cerca de 830 mil kWh por ano.
Deutsche Bank Park – Frankfurt
Capacidade: 47 mil pessoas
Time local: Eintracht Frankfurt
Construído em 1925, o estádio receberá cinco partidas da Eurocopa, incluindo uma oitavas-de-final. A estrutura deverá contam com energia solar em breve, com a instalação de 1,288 módulos fotovoltaicos que gerarão 510 mil kWh por ano já agendada para após o final da competição.
Red Bull Arena – Leipzig
Capacidade: 40 mil pessoas
Time local: RB Leipzig
Inaugurado em 2004, a arena moderna receberá quatro jogos da competição, incluindo uma oitavas-de-final. Um sistema de energia de 71,5 kWp e 65 kWp instalado no telhado da sede administrativa da RB Leipzig fornece 10% da demanda de eletricidade do estádio e do campo das categorias de base do clube.
Allianz Arena – Munique
Capacidade: 66 mil pessoas
Time local: Bayern de Munique
Construído em 2005, o estádio será palco da abertura da competição e receberá um total de seis jogos, incluindo uma semifinal. Desde 2019, o estacionamento da arena conta com uma usina de energia solar de 834 kWp.
MHPArena – Stuttgart
Capacidade: 51 mil pessoas
Time local: VfB Stuttgart
Modernizada diversas vezes desde que foi inaugurada, em 1993, a arena receberá cinco jogos da Eurocopa 2024, incluindo uma quarta-de-final. O estádio conta com um recém-instalado sistema de energia fotovoltaica de 300 kWp em seu telhado.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

