São Paulo terá 40 árvores solares em praças e espaços públicos
Tecnologia servirá como fonte de iluminação e energia para carregamento via USB de celulares e tablets


O Governo de São Paulo, em parceria com a Enel Distribuição São Paulo, vai instalar 40 árvores solares em praças e espaços públicos na capital. Trata-se de um equipamento com design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e a convertem em eletricidade, podendo servir como fonte de iluminação e energia para carregamento via USB de celulares e tablets.
No Estado, a Enel Distribuição São Paulo já tem seis árvores solares instaladas, sendo cinco em Santo André e uma na Zona Sul de São Paulo, em Paraisópolis. A árvore é uma palmeira metálica de 3,3 metros, composta por uma estrutura tubular e cinco folhas, sobre as quais estão instalados cinco painéis fotovoltaicos. Funciona como uma pequena usina solar, aproveitando ao máximo a incidência da luz solar para gerar energia elétrica.
Como parte do investimento em sustentabilidade, o Governo e a Enel inauguraram no dia 7 de maio o primeiro sistema de iluminação inteligente da Ciclovia Novo Rio Pinheiros. O trecho de três quilômetros da região da Vila Olímpia ganhou 130 pontos de iluminação inteligente.
A iniciativa, segundo a Enel SP, integra o projeto Urban Futurability, que consiste em transformar a Vila Olímpia em um bairro digital e sustentável, onde foram investidos mais de R$ 125 milhões por meio de recurso de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Após essa primeira fase, a distribuidora, a Enel X e o Governo de São Paulo pretendem ampliar essa tecnologia para mais 13 quilômetros da ciclovia. A Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, estuda implantar uma série de tecnologias de última geração no local, como wifi público, sensores e câmeras.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, destacou que a ciclovia é um espaço importante na cidade para quem gosta de pedalar. “As melhorias feitas no último ano já ajudaram a criar novos hábitos, atraindo 70 mil ciclistas por mês. Agora com o projeto de iluminação, acreditamos que mais gente poderá usufruir da Ciclovia Novo Rio Pinheiros”, disse.
Para o responsável de Infraestrutura e Rede da Enel Distribuição São Paulo, Rosario Zaccaria, a Enel e Governo de São Paulo contam com parcerias sólidas e em diversas frentes. “As iniciativas de sustentabilidade em andamento e os projetos de inovação na Vila Olímpia demonstram que a companhia trabalha ao lado do poder público para levar desenvolvimento tecnológico e socioeconômico sustentável às suas comunidades”, completa.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

