Garmin lança mais uma linha de smartwatches com tecnologia solar

Sistema permite o carregamento do relógio por meio de uma capa semitransparente, praticamente invisível, de células fotovoltaicas

GARMIN LANÇA MAIS UMA LINHA DE SMARTWATCHES COM TECNOLOGIA SOLAR
Pixabay

Após os lançamentos recentes do Quatiz 6X Solar e do fēnix 6X PRO Solar, a Garmin aposta em mais uma gama de smartwatches com tecnologia solar: fēnix 6 e 6S, Instinct e Tactix Delta. Segundo a empresa, tecnologia solar da Garmin proporciona uma vida útil extraordinária à bateria. Os modelos integram perfis de atividade para surf, bTT, escalada indoor, bouldering, ski de montanha, com ferramentas para gerir a autonomia do relógio, bem-estar e aplicações de monitorização.

O CEO da Garmin Iberia, Salvador Alcover, destaca que os relógios GPS multidesportivos Garmin são a melhor escolha para atletas e aventureiros que querem avançar e superar cada novo desafio. “Com esta tecnologia, passamos a falar sobre a vida útil da bateria em dias e semanas, e até meses. O que lhe permite desfrutar por mais tempo”, comenta.

A nova tecnologia Power Glass, patenteada e desenvolvida pela equipe de engenheiros da Garmin, permite o carregamento do relógio pela energia solar, por meio de uma capa semitransparente, praticamente invisível, de células solares fotovoltaicas localizadas na lente do relógio. Essas células recolhem a energia do sol ao longo do dia, quando o relógio é exposto à luz. O painel solar está protegido por Corning Gorilla Glass 3, projetado com um tratamento DX resistente à prova de riscos, anti-brilho e à prova de impressões digitais.

No caso do fênix solar 6, o sistema de carregamento capta energia solar em duas zonas: por um lado, em torno do perímetro do painel, onde está localizada uma região que recolhe energia solar com máxima eficiência. Por outro lado, toda a superfície do ecrã (tela de projeção) do relógio também permite a captura solar. No Instinct, grande parte do rebordo da sua tela são células fotovoltaicas que são responsáveis por capturar toda a energia solar com a máxima eficiência.

Por meio de uma ferramenta de medição, junto à carga, é possível verificar rapidamente o desempenho e a capacidade de captura solar do relógio, diretamente no pulso e em tempo real. Além disso, reforçando a gestão da autonomia, a função personalizável Power Manager, também denominado de Administrador de Energia e disponível em todos os relógios solares, permite que os utilizadores ajustem e controlem a vida útil da bateria, desativando certas funções para prolongar a sua vida útil de acordo com as suas necessidades.

Segundo a empresa, o carregamento solar na bateria possibilita mais autonomia de uso e menos limitações para que os utilizadores possam desfrutar da aventura por mais tempo sem sacrificar todas as funcionalidades, perfis de atividade e funções inteligentes incluídas nos dispositivos.

“A Garmin continua a investindo e desenvolvendo sua própria tecnologia inovadora para facilitar e atender às necessidades dos utilizadores no seu dia a dia”, destaca o CEO.

A inclusão destes dispositivos à gama solar traz vantagem competitiva à Garmin, adicionando valor aos seus dispositivos, e ao mesmo tempo ajudando os seus utilizadores a ganharem tempo e experiências ao ar livre com total liberdade, deixando de lado os cabos de carregamento.

Avatar de Portal Solar

Portal Solar

Artigos que podem te interessar

BATERIAS-DE-LITIO-ATINGEM-MENORES-PRECOS-DA-HISTORIA-EM-2025
Tecnologia

Baterias de lítio atingem menores preços da história em 2025

Mesmo com aumento de custos de matérias-primas, sistemas de armazenamento de energia registram queda de 8%

31/12/20254 min de leitura

RANKING-LISTA-OS-PAINEIS-SOLARES-MAIS-EFICIENTES-DE-2025
Tecnologia

Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025

Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial

22/12/20251 min de leitura

TELHADO IDEAL PARA ENERGIA SOLAR: COMO ORIENTAÇÃO, INCLINAÇÃO E SOMBREAMENTO AFETAM SUA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Tecnologia

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica

Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.

15/12/20254 min de leitura

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura