Conheça as usinas de energia solar que vão iluminar as Olimpíadas de Paris
Evento esportivo será totalmente abastecido com a geração renovável de projetos desenvolvidos na França


A organização dos Jogos Olímpicos de Paris tem como meta reduzir a pegada de carbono do evento pela metade na comparação com edições anteriores. Uma das iniciativas para atingir esse objetivo será abastecer com energia renovável as arenas esportivas e demais infraestruturas envolvidas nas competições, que ocorrem na capital da França entre 26 de julho e 11 de agosto.
Esse fornecimento será realizado por meio de seis fazendas eólicas e duas usinas de energia solar fotovoltaica localizadas na França, além de outros projetos de menor porte, como 800 pontos de recargas para carros elétricos disponíveis para o uso das delegações. Os empreendimentos foram desenvolvidos pelo grupo EDF.
Usinas de energia solar das Olímpiadas de Paris 2024:
Ottmarsheim
A usina solar de Ottmarsheim, localizada na região de Alsácia, no leste da França, conta com 28 mil placas solares e uma capacidade instalada de 15,5 MW, o equivalente ao consumo anual de 7.750 pessoas.
O projeto cobre 13 hectares e buscou integrar questões de biodiversidade e preservação, com a criação de um corredor ecológico, favorecendo a circulação e reprodução de animais nativos.
Lazer
Primeira usina solar flutuante da França, o empreendimento está localizado em Lazer, no departamento dos Altos Alpes. O projeto combina o uso de duas fontes renováveis, já que foi desenvolvido no reservatório de uma usina hidrelétrica.
Com mais de 50 mil painéis solares flutuantes, soma 20 MW de capacidade instalada, o suficiente para o consumo anual de 12.500 pessoas.
Usina solar flutuante no rio Sena
Uma usina solar flutuante instalada no rio Sena, em Paris, será capaz de produzir 78 kW de eletricidade utilizando uma área de 400 m², o equivalente ao consumo de 94 apartamentos da vila olímpica.
Telhado solar na Vila Olímpica
A cobertura da estação rodoviária da vila olímpica será feita de 800 m² de painéis solares flexíveis que abastecerão o centro de credenciamento. A estrutura produzirá 100 kW, cobrindo 25% da demanda elétrica do local.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

