WEG anuncia compra de fabricante norte-americana de sistemas de armazenamento de energia
Empresa busca mais sinergia nas soluções em energias renováveis, como eólica, solar e tração elétrica


A multinacional brasileira WEG acaba de adquirir a divisão de Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias da Northern Power Systems (NPS), fabricante norte-americana de sistemas de armazenamento de energia, localizada em Barre, Vermont (EUA).
O acordo prevê a transferência plena dos ativos, da carteira de patentes e de todo o know-how da companhia norte-americana às operações da WEG, incluindo todos os desenhos, especificações e softwares utilizados nos projetos e na manutenção dos sistemas de armazenamento de energia por baterias da NPS.
Anunciada no mês de fevereiro, a aquisição que reforça a aposta da WEG no crescimento do mercado de armazenamento energético no Brasil e no mundo à partir da combinação de baterias de lítio com geração de energia solar e eólica. A multinacional brasileira informou que serão mantidas as equipes comercial e de engenharia que realiza pesquisas e desenvolvimento deste negócio.
A aquisição é, na prática, uma evolução da parceria de colaboração tecnológica que as duas empresas mantinham desde 2013. Em declarações à imprensa, o Diretor Superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann, afirmou que “o momento agora é de avançar no crescente mercado de armazenamento de energia por baterias.”
“Trata-se de um mercado de muitas oportunidades de crescimento para a WEG, e a aquisição vai trazer ainda mais sinergia às nossas soluções em energias renováveis, como eólica, solar e também tração elétrica”, explicou.
O foco da WEG nos Estados Unidos será atender prioritariamente projetos “utility scale” de grandes companhias do setor elétrico, com a instalação de sistemas de armazenamento ao lado de subestações já existentes. A ideia é carregar as baterias nos horários de menor demanda para justamente oferecer eletricidade nos períodos de grande consumo.
No Brasil, a intenção da empresa é oferecer segurança energética ao sistema elétrico à partir do modelo híbrido de baterias e geração por fontes renováveis.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

