Thyssenkrupp e H2 Green Steel desenvolverão usina de aço verde na Suécia
A instalação siderúrgica fará uso do hidrogênio verde para reduzir emissões de carbono


A thyssenkrupp nucerananunciou uma parceria com a H2 Green Steel para construção da primeira usina de aço verde em larga escala da Europa, localizada na cidade de Boden, na Suécia. Os módulos de eletrólise padronizados de 20 MW "scalum" da empresa permitirão uma capacidade instalada de mais de 700 MW.
O hidrogênio verde será utilizado em uma nova usina siderúrgica totalmente integrada, digitalizada e orientada para ciclos. O início das operações está previsto para o final de 2025, com aumento gradual programado para 2026.
Na fase inicial, a planta produzirá 2,5 milhões de toneladas de aço verde e, até 2030, este número deve aumentar para cerca de 5 milhões de toneladas. Os produtos de aço verde já estão com demanda excepcionalmente alta na indústria automotiva, que poderá reduzir sua pegada de carbono de forma contundente.
Produção
Na siderúrgica, a H2 Green Steel elimina o carbono que é prejudicial ao clima usando hidrogênio verde no processo de redução direta do ferro. Esse processo deixa de produzir ferro-gusa líquido, que é substituído por uma esponja de ferro sólida refinada em aço bruto, no chamado forno elétrico a arco.
Para a produção de aço, a startup industrial sueca utiliza o hidrogênio verde produzido na planta de eletrólise diretamente na fábrica de Boden, onde há fornecimento constante de eletricidade renovável por meio de sistemas hidrelétricos e eólicos.
A tecnologia de eletrólise alcalina de água, utilizada para produzir hidrogênio verde na redução direta de ferro, permitirá que a H2 Green Steel reduza as emissões de carbono em até 95% quando comparada com a siderurgia convencional, o que corresponde a uma emissão quase zero.
A diretora de tecnologia da H2 Green Steel, Maria Persson Gulda, pontua a importância da parceria e ainda sinaliza que a Suécia é apenas o primeiro local onde pretendem investir:
“A combinação de nossa experiência técnica com a capacidade de um eletrolisador de elevado desempenho e alta eficiência comprovados como o da thyssenkrupp nucera nos dá uma sólida vantagem no crescente mercado do hidrogênio verde, a qual usaremos para transformar a indústria pesada altamente intensa em carbono. Estamos iniciando esse processo com o aço na Suécia, mas isso é apenas o começo”.
A empresa sueca visa ajudar na compensação das emissões de manufaturados e no combate às mudanças climáticas. Para isso, busca impulsionar a descarbonização de forma rápida, concentrando esforços em áreas onde pode causar um maior impacto - em indústrias difíceis de atingir com essas soluções.
Isso inclui projetos de hidrogênio verde em todo o mundo, como a instalação de uma planta de eletrólise de mais de 2GW para a Air Products, na Arábia Saudita, a entrega de uma planta de hidrogênio verde para a Unigel no Brasil e de uma planta de hidrogênio de 200 MW para a Shell, no porto de Roterdã, na Holanda.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

