Statkraft e Aker Horizons firmam parceria para projetos de hidrogênio e amônia verde no Brasil
Primeira iniciativa será produção na Bahia para abastecer indústria local de fertilizantes


A Statkraft e a Aker Horizons, por meio de sua empresa de portfólio Aker Clean Hydrogen, assinaram acordos de colaboração para explorar conjuntamente oportunidades de produção de hidrogênio verde e amônia no Brasil.
“Com considerável produção de energia renovável e atividades de mercado no Brasil, a Statkraft está bem-posicionada para capturar oportunidades de hidrogênio verde nesse enorme e importante mercado de energia”, declarou o vice-presidente executivo da Statkraft, Jürgen Tzschoppe.
No Brasil, a Aker Clean Hydrogen, a Statkraft e a Sowitec, empresa especializada em empreendimentos eólicos e solares, desenvolverão conjuntamente projetos na Bahia. A primeira oportunidade é uma usina híbrida de grande porte, que combina geração de energia renovável e produção de hidrogênio e amônia para a indústria local de fertilizantes.
O Brasil é o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, respondendo por cerca de 8% da demanda global. Atualmente, o país importa mais de 80% de seu consumo. Recentemente, o governo brasileiro promulgou seu Plano Nacional de Fertilizantes 2022-2050, buscando reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados, atraindo e apoiando investimentos estrangeiros.
O estado da Bahia possui recursos renováveis favoráveis da energia eólica e solar e uma forte indústria agrícola que importa grandes quantidades de fertilizantes cinzas à base de combustíveis fósseis.
A substituição da amônia cinzenta importada por amônia verde produzida localmente apoiará a descarbonização da indústria agrícola local e reduzirá a dependência de importação. O projeto está previsto para ser comercialmente operacional até 2027.
“Estamos entusiasmados em unir forças com a Statkraft para acelerar a transição de soluções cinza para verde no Brasil. Os potenciais benefícios ambientais com a descarbonização de indústrias de difícil redução, como a indústria de fertilizantes no Brasil, são substanciais”, disse o diretor executivo da Aker Clean Hydrogen, Knut Nyborg.
O presidente da Statkraft no Brasil, Fernando De Lapuerta, afirmou que a companhia enxerga o hidrogênio verde como parte da missão de acelerar a transição energética. “O Brasil tem grande potencial para se tornar uma referência mundial com sua matriz limpa e recursos abundantes, e nós queremos participar desse crescimento.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

